Artigo de Equipa Automundo
28-04-2022

Por mais que se goste do destino e das férias, a verdade é que muitas pessoas costumam sentir enjoos durante as viagens. Sejam elas feitas de carro, comboio, avião ou barco. Algo que se traduz numa experiência péssima e que leva a que muitas pessoas evitem deslocações ao máximo. Mas tudo isto poderá fazer parte do passado. Basta que siga as dicas partilhadas por Daniel Beirão, médico de Medicina Geral e Familiar, num artigo revelado pelo Hospital da Luz.

Primeiro ponto passa pela preparação que antecede a viagem. Deverá evitar fazer refeições de grande volume, digestão difícil ou com odor ou sabor fortes. Não beba bebidas alcoólicas. Nem aplique perfumes, cremes ou outros produtos com odores fortes. Segue-se o local e posição durante a viagem. Escolha, sempre que possível, os lugares mais dianteiros em qualquer meio de transporte. Viaje de frente para o sentido da viagem e, se possível, junto a uma janela que abra. Assim, poderá apanhar ar fresco.

Ocupar o tempo com o smartphone é um erro

Deverá ficar quieto durante a deslocação. Idealmente encostado e numa posição ligeiramente inclinada para trás, desde que confortável. Olhe para a frente, para o horizonte em vez de focar pontos próximos. Só falta falar dos estímulos durante a viagem. Esqueça a leitura e não ocupe o tempo com smartphones, tablets, computadores e consolas de jogos. Evite comer, ingerir bebidas alcoólicas, fumar ou ser exposto a fumo de tabaco. Não durma e, caso esteja num automóvel, não utilize ambientadores com odor forte.

Fotos: Shutterstock

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados