Percorra centenas de quilómetros de estradas enquanto se observam paisagens deslumbrantes e faz-se paragens em pontos estratégicos. Este é o tipo de viagem preferida para muitas pessoas, as famosas road trips.
Leia também: Clássicos da Bugatti vão invadir o Museu do Caramulo
Acompanhado pelo ente querido, por familiares, por amigos ou até sozinho, todas as formas são boas para realizar uma road trip. Seja a velocidade de cruzeiro ou mais rapidamente, tenha apenas o cuidado para que o depósito não fique na reserva, pois muitas vezes a bomba de gasolina mais próxima não se encontra propriamente ao virar da esquina.
Conheça as dez melhores “road trips” do mundo, numa eleição da “CNN Travel”. Há estradas nos mais variados continentes e sugestões de paragens em locais bastante interessantes.
Percorra a galeria para conhecer em pormenor estas road trips inesquecíveis.
Siga o Automundo no Instagram
1/10
Route 62, África do Sul | Distância: 748 quilómetros | A Route 62 vai desde o Cabo Ocidental até ao Cabo Oriental, começando na cosmopolita Cidade do Cabo. Passa por destinos mais remotos como Montagu, Tulbagh, Oudtshoorn e Langkloof, terminando em Port Elizabeth. Além de paisagens deslumbrantes, há reservas de animais e diversas opções de atividades ao ar livre para descobrir. Também conhecida como a Rota do Vinho, a Route 62 cruza importantes regiões vinícolas da África do Sul, como Paarl, Wellington, Tulbagh, Worcester, Robertson e Pequeno Karoo).
2/10
NC500, Escócia | Distância: 804 quilómetros | A NC500 é uma rota turística criada pela NHI (North Highland Initiative), idealizada pelo Príncipe Carlos para divulgar a região das Highlands, as montanhas do norte da Escócia. É apenas destinada a grandes aventureiros, pois a maioria das estradas só tem uma faixa, muitas vezes passando ao lado de abismos, em regiões remotas. Para além de muita adrenalina, há paisagens deslumbrantes que incluem montanhas, lagos, rios, praias, castelos e ruínas.
3/10
Ticlio Pass (Peru) | Distância: 132 quilómetros | Ideal para os viciados em adrenalina, esta road trip percorre a mais alta estrada pavimentada da América do Sul, que chega a atingir os 4.877 metros acima do nível do mar. Em alguns momentos poderá mesmo sentir alguns problemas de oxigenação.Atravessa a Cordilheira dos Andes e tem muitas curvas apertadas e montanhas com perigo de deslizamento de terra. As paisagens que vai encontrando são absolutamente inacreditáveis.
4/10
Jebel Hafeet (Emirados Árabes Unidos) | Distância: 11,7 quilómetros | Esculpida no deserto, a estrada parece uma pista de Fórmula 1, construída para que os príncipes dos Emirados Árabes Unidos possam testar os seus bólides. Durante o verão, as temperaturas que chegam a atingir os 50 graus criam a ilusão de que as dunas que se vêem ao longe estão a mover-se. Existe um campo de golfe no fim do percurso, no topo de uma colina.
5/10
Rota Atlântica (Noruega) | Distância: 8 quilómetros | Esta road trip é pequena em distância, mas rica no número de animais que pode observar. Prepare-se para ver pássaros raros a voar por cima do seu carro, enquanto focas e baleias nadam no mar. E o pôr-do-sol laranja proporciona um cenário de sonho. Um dos grandes destaques no percurso é a caverna escura de Bremsnes, com 80 metros de comprimento, que se encontra na montanha Bremsneshatten. E se a temperatura da água permitir, faça mergulho e descubra a impressionante vida marítima na área.
6/10
The Alcan Highway (do Canadá para o Alasca)| | Distância: 2.167 quilómetros | Trata-se de uma longa road trip pelo deserto da América do Norte. Prepare o seu carro com correntes de neve e viaje com muita água e comida, pois não vai ter muitas hipóteses de se abastecer no caminho. Vai encontrar grandes montanhas, lagos cintilantes, trenós puxados por cães ou lobos e até se poderá cruzar com ursos pardos. Pelo caminho, não deixe de parar na Liard River Hot Springs, a segunda maior fonte termal do Canadá, onde poderá mergulhar em águas quentes.
7/10
Transfagarasan (Roménia) | Distância: 116 quilómetros | A Transfagarasan é uma estrada na Roménia, construída na década de 70 com o objetivo de ser uma rota militar estratégica. A estrada chega a ter uma altitude de 2.042 metros. Como foi construída para ser uma rota de veículos de guerra, é bastante sinuosa, tornando a subida mais branda. Com o passar dos anos e apesar da queda do Comunismo na Roménia, a Transfagarasan continua a ser utilizada e tornou-se num dos principais destinos para viajantes e aventureiros.
8/10
Great Ocean Road (Austrália) | Extensão: 253 quilómetros | A famosa Great Ocean Road começa a 104 km de Melbourne. É possível percorrê-la em apenas um dia, mas é preferível fazê-lo em dois dias, de modo a aproveitar as suas principais atrações. Esta road trip passa pela região do Kennett River, um dos melhores locais para ver coalas no seu habitat natural. Mas a atração mais conhecida é o Twelve Apostles, uma das formações naturais mais icónicas no mundo.
9/10
Costiera Amalfitana (Itália) | Distância: 60 quilómetros | Esta estrada com muitas encostas sinuosas estende-se entre as cidades de Salerno e Sorrento, a sul da baía de Nápoles. E termina nas luxuosas estâncias de Amalfi ou Positano, as mais conhecidas da Costa Amalfitana. A maior parte das curvas são muito estreitas e por vezes nelas só cabe um carro, pelo que é preciso ter muito cuidado com quem vem em sentido contrário. Pelo caminho, observe as vistas de praias com mar azul-turquesa e pare em aldeias pitorescas.
10/10
Milford Road (Nova Zelândia) | Distância: 118 quilómetros | Esta estrada que liga Te Anau a Milford Sound, na Nova Zelândia, proporciona uma das experiências mais deslumbrantes de condução. Um dos locais que merece uma paragem é o Eglinton Valley, um vale repleto de plantas douradas. Ao longo da estrada vai também encontrar os Mirror Lakes, que num dia de boa visibilidade exibem um reflexo perfeito das Earl Mountains. E na Avenue of the Disappearing Mountain, a ilusão ótica provoca a aproximação da montanha.
Previous
Next
Siga o Automundo no Instagram