Artigo de Guilherme André
30-08-2020

Com a evolução dos tempos, o mundo das duas rodas tem começado a adaptar-se às necessidades dos consumidores. De facto, se outrora as motos super-desportivas eram dos segmentos mais procurados e desejados, hoje estão a perder algum fulgor no número de vendas. Ainda assim, continuam a existir várias soluções no mercado para quem é amante de velocidade, eficácia e segurança.

Leia ainda: Conheça o mini Land Rover com caravana que pode ser seu

Neste segmento de elite, as marcas têm aproveitado a experiência ganha em campeonatos do mundo, como o de Superbikes ou MotoGP, com o objetivo de tornar a mecânica o mais evoluída possível com tecnologia de ponta, inimaginável há uma década. Um dos motivos que tornam as super-desportivas muito requisitadas, é o aparecimento de cada vez mais edições especiais ou limitadas. Deste modo, os condutores podem ter uma moto mais “exclusiva” e que cativa a atenção de qualquer um, quer seja em estrada ou num track day. De facto, um bom exemplo disso são as inúmeras versões da “beldade” italiana, Ducati Panigale V4.

As super-desportivas são o topo no que diz respeito a tecnologia

Para além disso, é bom recordar que vivemos nos tempos das tecnologias. Isto tem efeito na quantidade de elementos eletrónicos que comandam as super-desportivas, algo necessário para aproveitar todas as capacidades das potentes motos. Assim, os condutores têm à sua disposição vários sistemas como diferentes níveis de controlo de tração, resposta do motor ao acelerador ou ajustes da suspensão.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Há também coisas mais específicas e importantes como o controlo dos arranques com ou sem cavalinho e interação com o condutor, ou seja, ligações por bluetooth ao smartphone. É certo que com tanta tecnologia se perde alguma da essência das impressionantes super-desportivas, no entanto, é um grande aumento de segurança e eficácia.

Veja também: Esta BMX ganha motor e acelera a mais de 100 km/h

Nestas oito motos que falamos neste artigo, tivemos em conta as versões “base” de cada modelo, mencionando as variantes limitadas ou especiais. Por fim, a lista não está por ordem de preferência, é apenas uma compilação de motos que transmitem emoções fortes aos condutores.

Percorra a galeria e conheça as oito motos para amantes de velocidade e eficácia.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top