Artigo de Guilherme André
09-10-2019

A empresa Kitty Hawk criou uma aeronave elétrica, a Heaviside, com autonomia para 160 km. Um dos pontos a favor desta solução é a redução do ruído emitido, algo que não é conseguido nos propulsores movidos a combustíveis fósseis. De facto, esta aeronave, equipada com oito motores elétricos, é de tal maneira silenciosa que, segundo os dados revelados pela marca, emite 38 dBA a 460 metros de altitude. Como termo de comparação um helicóptero produz praticamente o dobro, 60 dBA.

Leia ainda: Este Ford Mustang GT junta a estética do passado com a potência do presente

Ainda assim, este avião não se limita a ser pouco audível. Um dos grandes atrativos desta máquina é a possibilidade de descolar na vertical. Segundo Sebastian Thrun, CEO da Kitty Hawk, a ideia é que seja capaz de pousar ou descolar num pequeno espaço, sem que seja necessário um heliporto.

Veja o vídeo:

Heaviside faz San José a San Francisco em 15 minutos

Para além disso, a Heaviside é construída com recurso a materiais leves como fibra de carbono. Assim, essa característica melhora a agilidade e velocidade no ar. De facto, de acordo com um exemplo dado pela empresa, um voo entre San José e San Francisco pode ser feito em aproximadamente 15 minutos, enquanto de carro demoraria uma hora.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Por fim, a Heaviside pode ser pilotada de forma manual ou, no futuro, de forma autónoma. A aeronave está a ser testada nos EUA com o objetivo de conseguir a aprovação deste sistema. No entanto, é um processo que deve estar longe de concluído. Este é o terceiro projeto da startup financiada por Larry Page, cofundador da Google. De facto, a Kitty Hawk tem no seu portfólio um drone de transporte pessoal e um futuro táxi-voador, uma criação em conjunto com a Boeing.

Percorra a galeria e conheça a a aeronave da Kitty Hawk.

Fotos: Kitty Hawk

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados