Artigo de Equipa Automundo
21-07-2022

Os proprietários de um SUV conduzem mais do que os proprietários de outros veículos, sendo este um dado visível em todos os 17 países do inquérito realizado pela Cetelem. O estudo concluiu que um proprietário de um SUV conduz uma médica de 15.251 km, todos os anos, enquanto os proprietários de outros veículos conduzem uma média de 13.506 km. Em Itália e Espanha, a distância, entre as duas categorias, chega a ultrapassar os 3.000 km por ano. Também em Portugal isto é visível, ainda que, comparando com os restantes países, os portugueses no geral façam menos quilómetros. Segundo os dados os proprietários de SUV portugueses conduzem uma média de 14.132 km, enquanto os não proprietários cerca de 12.348 km – menos 1.784 km.

Leia ainda: Mazda MX-5 RF, o carro de fim de semana perfeito para o dia a dia

Proprietários de SUV conduzem mais do que os donos de outros tipos de veículos

No que respeita à utilização dos SUV, o estudo revela que fora da Europa os SUV são conduzidos, sobretudo, em cidade ou ambientes urbanos (58%), sendo os condutores no Brasil e na China os que mais utilizam o SUV neste contexto (83% e 72%). Na Europa, pelo contrário, a utilização do SUV está menos centrada na cidade e nos arredores (34%), nomeadamente na Bélgica e nos Países Baixos (16% e 20% respetivamente), países onde se opta mais pelo uso da bicicleta.

Veja também: Alfa Romeo Giulietta, o familiar que alia dinâmica e elegância como poucos

Os automobilistas que possuem este tipo de veículo são consistentes na sua utilização. Para 68% o SUV é utilizado principalmente para ir de férias ou de fim-de-semana – mais 7 p.p. do que para os que são proprietários de outros veículos. Os inquiridos da Turquia, Polónia, Itália e Espanha são os que utilizam mais o SUV nas suas férias. Já os noruegueses, holandeses, chineses, britânicos e alemães são menos propensos a conduzir em lazer e em férias – tal como os portugueses, ainda que um pouco menos.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados