Artigo de João Isaac
09-01-2020

O belo Lancia Hyena nasceu da imaginação de Paul V.J. Koot, criador e colecionador de automóveis clássicos. Koot abordou os especialistas em carroçarias da Zagato com o seu design e estes rapidamente aceitaram o seu desafio, tendo incluindo igualmente algumas soluções estéticas por eles imaginadas. Um bom exemplo disso é o tejadilho “double bubble”.

Leia ainda: Aston Martin e Airbus uniram-se e construíram um exclusivo helicóptero

O Hyena recorre ao chassis, motor e transmissão do Delta Integrale. No entanto, assim que a Fiat teve conhecimento de que a decisão de avançar para a produção estava tomada, rapidamente fez saber que não iria fazer parte do projeto. Assim, não forneceu quaisquer chassis para a produção do novo e exclusivo modelo.

Junte-se ao Automundo no Instagram.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Lamborghini Huracán Evo recebe versão para os condutores mais puristas – Leia a notícia em www.automundo.pt – #automundoportugal #lamborghini #huracan #supercars

Uma publicação partilhada por automundo.pt (@automundo_pt) a

De forma a contornar este obstáculo, Koot avançou para a compra de vários Delta Integrale. Estes foram depois desmontados e  os seus componentes enviados para a Zagato, em Milão, a fim de receberem a nova carroçaria coupé em alumínio. Esta foi integralmente construída à mão e o habitáculo conta igualmente com tablier, forros das portas e consola específicos, construídos em fibra de carbono.

Relativamente ao Integrale, para além da redução de 120 kg no peso, o Hyena viu os seus motores passarem para uma potência de 250 cavalos. Inicialmente estava prevista a produção de 75 unidades, mas apenas 24 foram construídas entre 1992 e 1993. O preço era, no mínimo, proibitivo, pois custava tanto como um Porsche 911 novo. Esta unidade, a número 9 de 24, percorreu menos de 10 mil quilómetros ao longo de mais de 25 anos.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Percorra a galeria e veja as fotos do Lancia Hyena Zagato.

Fotos: Silverstone Auctions

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top