Moto elétrica recorre a inteligência artificial para evitar colisões
A Damon Hypersport é uma moto elétrica com um sistema inovador que ajuda a evitar colisões. Para tal recorre a vários sensores e câmaras que ajudam a recolher informação do trânsito à volta do veículo e do condutor.
O mundo das duas rodas está mais evoluído e a seguir os avanços tecnológicos. De facto, dá-se cada vez mais importância à segurança do piloto e à diminuição do risco de acidente. Agora, a Damon, uma jovem empresa de Vancouver, Canadá, apresentou a Damon Hypersport, a primeira moto com inteligência artificial. A moto elétrica está equipada com o sistema AWSM (Aviso Avançado para Motocicletas), uma tecnologia patenteada pela Damon.
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Em suma, o sistema consiste na análise contínua do trânsito que circunda a moto e o condutor a 360º e que, recorrendo a tecnologia 5G, define e compreende situações de perigo. O principal objetivo deste sistema é conferir o máximo de segurança, tanto para o condutor como para a moto, ao reduzir o risco de possível acidente. Para tal, depois de recolhida a informação dos restantes utilizadores da via pública, o sistema emite um alerta (vibração no volante) sobre possíveis obstáculos ou rotas de colisão.
Veja o vídeo:
Damon Hypersport não tem espelhos
Ainda assim, a empresa faz questão de ressalvar que a Damon Hypersport não é uma moto que se conduz sozinha. Este sistema apenas pretende ser uma espécie de conselheiro do condutor de moto a evitar males maioresm ou seja, uma espécie de co-piloto. “Construímos o que todo o motociclista sonha. Uma moto que se adapta às condições da estrada. É também adequada para condução em cidade, estradas sinuosas ou outros tipos de circunstâncias”, afirmou Jay Giraud, fundador da Damon Motorcycles.
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Por fim, de mencionar que a Damon Hypersport não tem espelhos e a explicação é futurista. De facto, a tecnologia toma conta da situação com o painel TFT a emitir, com recurso a câmaras, o que se passa à volta da moto. Assim, elimina os ângulos mortos sem que o piloto tenha de desviar a atenção da condução.
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