Artigo de Equipa Automundo
02-10-2019

A 21 de setembro celebra-se o Dia Internacional do Minigolf e, por isso, o Albufeira Adventure Minigolf Park, na Rua de Dunfermline, comemorou a data dedicada a esta modalidade com a realização do I Troféu de minigolf. O evento, exclusivo para hóspedes do Ondamar Hotel, foi responsável por juntar, em redor dos seus greens, várias famílias, amigos e verdadeiros competidores, destinando-se a crianças, jovens e adultos. Numa tarde bem passada, onde a chuva deu tréguas, estiveram presentes 29 jogadores, dos quais seis crianças, seis jovens e 17 adultos.

Antes de se iniciar o torneio foi servido um welcome drink na Tasca da Cascata, onde os jogadores puderam conviver, enquanto se ultimavam os preparativos. Após as equipas estarem formadas, iniciou-se o jogo no campo de 18 buracos (e dois extra), existindo três escalões de participantes, Kids, Juniores e Adultos. O hotel disponibilizou uma professora para ajudar os jogadores que nunca tinham praticado esta modalidade, pois para alguns hóspedes foi uma estreia absoluta. Os participantes eram de várias nacionalidades, como ingleses, dinamarqueses, irlandeses e também portugueses, claro.

Veja o vídeo:

Após a contagem das tacadas, era hora de revelar os vencedores! Na categoria Kids, o vencedor foi Martim Varela, de 11 anos, que afirmou: “Se puder, vou voltar a repetir a experiência.” Em segundo e terceiro lugar ficaram Anuar, de 11 anos, e Diana Cabrita, de dez. No escalão de Juniores, foi Dinis Morouço, de 12 anos, quem levou avanço em relação à maioria dos participantes. “Já costumo praticar esta modalidade, quero voltar a participar no próximo ano e espero voltar a ficar em primeiro lugar”, disse o vencedor. Ao lado de Dinis no pódio (por esta ordem) ficaram Gustavo Andrade, de 14 anos, e Danis, da mesma idade.

Já na categoria de Adultos, o primeiro lugar foi conquistado pelo dinamarquês Benny Nielfen. “Senti-me muito feliz por ser um dos vencedores e espero poder regressar no próximo ano ao hotel para voltar a jogar novamente”, revelou, ao erguer o troféu. Em segundo lugar ficou a irlandesa Marry Hellen Walsh e em terceiro a dinamarquesa Paulina Alfastsen. Arrumados os tacos, foi altura dos vencedores jantarem no restaurante.

A história e curiosidades do desporto

O minigolf popularizou-se na Grã-Bretanha corria o século XX. Mas as suas origens são duvidosas, com vários povos, entre os quais os chineses, os franceses e os escoceses, a “exigirem” créditos pela sua influência na descoberta e crescimento de um desporto que começou por ser uma alternativa ao golfe, mas que, com o tempo, acabaria por ganhar o seu próprio espaço no coração dos seus praticantes.

Os princípios gerais deste desporto são, no entanto, semelhantes ao do seu “pai”, o golfe. Quem colocar a bola no buraco com o menor número de tacadas ganha o torneio. Contudo, cada jogador pode, no máximo, realizar seis tacadas por pista e no caso de não conseguir atingir o buraco às suas contas acrescenta-se mais uma tacada de penalização (sete no total). Segue-se o próximo
buraco. E assim será até ter jogado em todas as 18 pistas que constituem o circuito do torneio.

No Albufeira Adventure Minigolf Park pode ainda contar, no final, com dois buracos extra que, porém, não contam para a sua pontuação, quando de um torneio se trata. Cada pista tem um par, isto é, o número de tacadas em que é suposto realizá-lo. Existindo no já mencionado Minigolf Park campos com pares 3, pares 4 e um par 5, consoante a sua dificuldade. Do somatório destes pares, chegamos ao par do campo: 62 tacadas.

Percorra a galeria e veja as fotos do I Troféu Ondamar de Minigolf em Albufeira.

Texto: Tiago Miguel Simões
Fotos: Impala

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top