Artigo de Equipa Automundo
10-05-2019

Cumpre-se este ano o 50º aniversário do mítico filme “The Italian Job”. Para o celebrar, nada melhor do que saber que o Lamborghini Polo Storico certificou este Miura P400, com número de chassis #3586, como o carro original utilizado nas gravações do filme.

Este Miura laranja, com habitáculo em pele branca, era um dos exemplares mais procurados das últimas décadas. No início do filme, este Miura é conduzido pelo ator Rossano Brazzi na estrada de St. Bernard Pass. Poucos anos depois do lançamento do filme, assim que se soube que o Miura destruído durante o filme não era o da famosa cena inicial, teve início uma intensiva procura por este especial exemplar.

Leia ainda: O tributo a clássico da Porsche já chegou a Portugal

A fim de serem confirmadas as suas origens, este Miura, pertencente a uma coleção do Liechtenstein, foi enviado para o departamento de históricos da marca de Sant’Agata Bolognese. Cruzando a informação recolhida do Miura com dados de arquivo e com testemunhos de antigos funcionários, foi possível confirmar que o chassis #3586 foi efetivamente aquele utilizado na abertura do filme.

Veja o vídeo:

Durante as gravações, a Paramount Pictures contactou a Lamborghini para a cedência de um Miura laranja para o filme. Este primeiro exemplar estava já danificado e era o ideal para a cena com o acidente. No entanto, a marca cedeu um segundo Miura, da mesma cor, para as gravações. Este imaculado Miura foi entregue à produtora por Enzo Moruzzi, funcionário da marca italiana responsável por entregar os automóveis a clientes especiais.

Moruzzi recorda: “Tínhamos um Miura da mesma cor a sair da linha de produção. Este era o carro ideal para as gravações. No entanto, estávamos preocupados com os estofos em pele clara, uma vez que o carro teria de ser devolvido sem marcas de utilização. Por isso pedi que retirassem os bancos e os substituíssem por outros idênticos, mas pretos, usados para testes internos. Apenas os encostos de cabeça brancos, fixos à divisória traseira, denunciam a nossa alteração.”

Após a gravação do filme, o chassis #3586 foi entregue ao seu primeiro dono, em Roma. Trocou de mãos por várias vezes, tendo inclusivamente saído de Itália. Em 2018 foi comprado pelo atual dono, Fritz Kaiser, do Liechtenstein.

Percorra a galeria para ver as fotos do Lamborghini Miura utilizado na cena de abertura do filme “The Italian Job”.

Fotografias: Lamborghini

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados