Artigo de João Isaac
21-05-2019

O Porsche Type 64 é uma das estrelas do leilão da RM Sotheby’s a realizar em Agosto. O evento decorrerá em Monterey, na Califórnia, e é esperado que o Type 64 seja vendido por cerca de 18 milhões de euros. A confirmar-se, este Porsche de 1939 passará a ser o modelo de Estugarda vendido pelo valor mais elevado de sempre.

Leia ainda: Triumph Rocket 3 TFC, a moto de produção em série com o maior motor de sempre

Nos anos 30, Ferdinand Porsche viu-se obrigado a virar as suas atenções para a produção de um automóvel para as massas. Este modelo, o Kdf-Wagen, viria a tornar-se no popular Carocha. Apesar disso, Porsche manteve a visão de produzir uma versão mais leve, aerodinâmica e rápida do seu veículo.

“Se o Type 64 não tivesse existido, também não teríamos conhecido o 356, o 550 ou até mesmo o 911. Esta é a origem da Porsche, o carro responsável pelo início da sua história. É também uma rara oportunidade dos colecionadores partilharem o assento com Ferdinand e Ferry Porsche. Com este carro, o seu dono tem lugar assegurado em qualquer evento mundial da Porsche”, refere Marcus Görig da RM Sotheby’s.

Segunda guerra, segunda vida

O Type 64 foi inicialmente desenvolvido com vista a participar na corrida Berlim-Roma de 1939, uma prova com 1500 quilómetros. Com o início da segunda guerra mundial, a corrida foi cancelada, assim como o projeto Type 64. Mais tarde, foi Ferry, filho de Ferninand, quem voltou a pegar na ideia e construiu mais dois exemplares do Type 64.

O chassis que vai agora a leilão é o número 3, registado em 1946 por Ferry Porsche. Em 1947, este Type 64, o único sobrevivente do projeto, foi restaurado por Battista “Pinin” Farina. No ano seguinte, o chassis #3 esteve na apresentação do primeiro modelo de produção em série da marca, o 356. O Type 64 que vai agora a leilão faz-se acompanhar de vários componentes originais de substituição. Outros registos oficiais e fotografias da época estão, também, incluídos.

Percorra a galeria e veja as fotos do Porsche Type 64.

Fotos: RM Sotheby's

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados