Artigo de Guilherme André
17-07-2019

A Ford anunciou o desenvolvimento de veículos elétricos utilizando a estrutura MEB da Volkswagen. Isto só é possível devido à recente expansão da aliança entre os dois fabricantes. Assim, o futuro elétrico da marca oval será desenvolvido no centro de Merkenich, Alemanha. Os contornos da parceria ditam que a Volkswagen vai fornecer componentes da plataforma MEB. Deste modo, estima-se que a marca alemã atinja cerca de 17,8 milhões de euros de retorno com a partilha.

Leia ainda: Mercedes Classe X pode ter fim de produção à vista

Jim Hackett, CEO da Ford, mencionou ainda quais são as metas para o futuro. Assim, Hackett pretende entregar 600 mil veículos na Europa num período de seis anos. Contudo, o início será apenas em 2023, já que o CEO da marca americana expressa a necessidade de quatro anos para criar um design à volta da arquitetura MEB.

Para além disso, é ainda preciso reestruturar a fábrica para a produção de veículos elétricos. A Volkswagen já investiu cerca de sete mil milhões de dólares no desenvolvimento da plataforma MEB com o objetivo de criar uma estrutura para o futuro eletrificado de todo o grupo Volkswagen.

Ford e a Volkswagen vão partilhar desenvolvimento da condução autónoma

Para além desta partilha de componentes, foi também mencionada no acordo a empresa Argo AI. A startup especializada em tecnologia de inteligência artificial é considerada, pelos dois fabricantes, um ponto chave para o desenvolvimento da condução autónoma.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

O objetivo é equipar os veículos com o sistema de nível quatro, ou seja, equipados com pedais e volante onde o condutor assume um papel de supervisor sem intervir na condução. Este tipo de tecnologias será aplicado em ride sharing e em veículos destinados à entrega de mercadorias.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados