Artigo de Guilherme André
16-07-2019

A Mercedes-Benz Classe X pode vir a ser sacrificada devido a uma necessidade por parte da Daimler de reduzir as despesas. O modelo lançado em 2017, com o objetivo de aumentar a oferta da divisão de comerciais do fabricante alemão, não teve o sucesso que se esperava.

Olhando para os números, foram vendidas 16 700 unidades distribuídas por três mercados: europeu, australiano e sul africano. Assim, este fenómeno pode explicar-se pelo preço elevado comparativamente com as rivais. Para além disso, a Classe X tem sofrido vários “recalls”, o que tem perturbado os números de vendas.

Queda nos lucros está diretamente relacionada com o possível fim da Mercedes Classe X

O possível fim da linha para a Classe X está, também, diretamente relacionado com o relatório de contas da Daimler. Os dados indicaram que pela quarta vez nos últimos 13 meses se registou uma diminuição dos lucros globais. Este acontecimento pode ser explicado pela necessidade de utilizar mais fundos no desenvolvimento de tecnologias para reduzir as emissões CO2 nos motores Diesel.

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A Mercedes Classe X surge de uma parceria da Daimler com a Nissan. Assim, a X é construída sobre o mesmo chassis de longarinas da pick-up japonesa Navara. Daí a produção da Mercedes ser na fábrica da marca nipónica em Barcelona, Espanha. Já em fevereiro se começavam a sentir os primeiros problemas, quando o antigo CEO da Daimler, Dieter Zetsche, cancelou os planos para construir a pick-up para o mercado sul americano utilizando as instalações da Renault-Nissan na Argentina. Contudo, a Mercedes ainda não comunicou oficialmente o fim de produção da Classe X.

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