Artigo de Guilherme André
21-11-2019

Parece que existe sempre mais um SUV para lançar no mercado automóvel. Depois de termos revelado o novo DBX e a versão híbrida plug-in do RAV4, a Audi decidiu presenciar-nos com mais duas apostas no mercado. Falamos do elétrico e-tron Sportback e do desportivo RS Q8. Começando pelo mais ecológico, o SUV adota linhas de coupé face ao e-tron convencional. De facto, o tejadilho flui até à traseira com uma pequena asa a finalizar o design. Mais em baixo é possível encontrar os farolins unidos por uma tira em LED.

Audi e-tron Sportback vai estar disponível em duas versões

Para impulsionar este elétrico, a Audi recorre a dois propulsores que garantem uma potência combinada de 360 cv e 560 Nm de binário. Assim, o SUV acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,6 segundos e chega aos 200 km/h de velocidade máxima. No entanto, há a possibilidade de aumentar estes números. De facto, o veículo está equipado com um modo Sport, que sobe a potência para os 408 cv e 664 Nm de binário. Como seria de esperar, a aceleração até aos 100 km/h também fica alterada (5,7 segundos).

Leia ainda: Alfa Romeo renova modelos Giulia e Stelvio para 2020

Para alimentar os propulsores o fabricante alemão recorre a uma bateria de 95 kWh (na variante 55 quattro) que possibilita 446 km de autonomia. A Audi faculta ainda uma versão mais acessível, a 50 quattro, onde o veículo está equipado com uma bateria de menores dimensões, 71 kWh. Já a potência desce para os 313 cv e 540 Nm de binário.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Por fim, quando chega a altura de parar para “abastecer” o Audi e-tron Sporback permite carregar até aos 80% em 30 minutos. Isto se recorrer a um carregador com 150 kW de potência (120 kW na versão mais acessível). Já no carregamento normal o tempo aumenta para cinco horas e, numa tomada caseira, oito horas. Apesar de ainda não haver dados relativamente a preço final para o nosso país, sabe-se que as primeiras entregas começam na primavera de 2020.

Veja o vídeo:

Audi RS Q8 é o SUV mais potente da marca

Se o e-tron marca pelo silêncio, este Audi RS Q8 é exatamente o oposto. Equipado com o poderoso 4.0 V8 bi-turbo, o mais desportivo da gama Q8 debita 600 cv e 800 Nm e binário. Assim, não é de estranhar que a aceleração dos 0 aos 100 km/h se faça em 3,8 segundos, ou seja, faz frente a alguns dos melhores desportivos do mercado. Ainda assim, este SUV também tem algumas preocupações com o ambiente. De facto, o sistema mild-hybrid de 48V está presente, bem como o sistema que desativa quatro cilindros em velocidade de cruzeiro, algo que deve ajudar ligeiramente nos consumos de combustível.

Veja também: Mini John Cooper Works GP apresenta-se com mais de 300 cavalos

No exterior, a Audi realizou algumas alterações face ao Q8 que conferem a este RS um visual mais desportivo e aguerrido. Destaque para as duas grandes ponteiras ovais na traseira. Por fim, está previsto para o primeiro trimestre de 2020, com o preço para Portugal ainda por revelar. No entanto, sabe-se que na Alemanha o valor chega aos 120 mil euros, um indicador de que vai ser preciso uma carteira bem recheada para adquirir um no nosso país.

Veja o vídeo:

Percorra a galeria e conheça os novos SUV da marca alemã.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados