Artigo de Guilherme André
02-10-2019

O Grupo Volkswagen prepara-se para alterar a estratégia relativamente a duas marcas: Seat e Skoda. Começando pela marca espanhola, o grupo alemão repensou o seu posicionamento tendo em conta o crescimento de vendas. Em sentido inverso segue a Skoda que vai assumir um papel mais acessível e, espera-se, concentrado para a Europa do Leste. Em declarações à publicação alemã Automobilwoche, Michael Jost, diretor de estratégia de produto do Grupo Volkswagen, salientou que “queremos definir as identidades das nossas marcas com mais clareza no futuro”.

Leia ainda: Condução autónoma chega aos camiões de carga

Na mesma intervenção, o diretor salientou ainda que o fabricante espanhol pode vir a ter mais importância nos próximos anos. “A Seat pode, claramente, apresentar carros mais emocionantes, como por exemplo, os modelos Cupra”. Assim, Jost deixou no ar a possibilidade de haver um maior investimento em modelos desportivos, focados numa vertente mais emotiva. Com este reposicionamento podemos assistir à Seat (ou Cupra) como concorrente direta da Alfa Romeo, algo que o grupo já pretende há algum tempo.

Ensaio: Volkswagen T-Cross 1.0 TSI 95cv Life. Veja o vídeo:

Grupo Volkswagen vai utilizar a Skoda para recuperar mercado da Europa do Leste

Por outro lado, a Skoda “pode servir os mercados do leste europeu e dedicar-se aos clientes que gostam de funcionalidade e versatilidade”, frisou Michael Jost. De facto, o Grupo Volkswagen tem registado uma perda significativa no mercado do leste, algo que pretendem recuperar com a marca checa. O foco será oferecer veículos acessíveis e racionais, focados na funcionalidade.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Passando para a casa mãe, a Volkswagen, o responsável assegura que todas estas mudanças não vão afetar o construtor alemão, bem pelo contrário. Com este reajustar de ideias, o grupo vai rever os modelos do portfólio com o objetivo de evitar sobreposições. Por fim, Jost afirmou que “nunca lançaremos um Tiguan Coupé no mercado europeu”, ou seja, não querem um rival, por exemplo, do Audi Q3 Sportback, outro modelo do grupo.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados