Artigo de Guilherme André
10-12-2019

Atualmente, começa a ser recorrente na indústria automóvel a conectividade. De facto, nos carros mais recentes do mercado já é comum ligação ao smartphone. Para além disso, alguns veículos estão recheados de sensores que enviam mensagens para o habitáculo, por exemplo, sobre possíveis rotas de colisão. No entanto, a Pirelli pode ter elevado a fasquia para outro nível.

Leia ainda: Moto elétrica recorre a inteligência artificial para evitar colisões

A marca italiana especialista em pneus, criou um pneu que consegue transmitir informações das condições na estrada, bem como outras métricas, para o carro e condutores nas redondezas. O denominado “Smart Cyber Tire” tem um aparelho do tamanho de uma moeda que aloja sensor, processador e comunicadores. Assim, caso o veículo faça, por exemplo, aquaplanagem, o pneu consegue prevenir um acidente, mas também emite um alerta para os motoristas que venham atrás sobre o perigo. Para além disso, como está intimamente ligado à centralina, consegue ajustar a afinação do motor, controlo de tração ou até suspensão. Consegue ainda ler dados como temperatura ou pressão dos pneus.

Veja o vídeo:

Pirelli já testou a tecnologia numa pista fechada

Esta tecnologia inovadora, pensada para utilização em estrada, já realizou os primeiros testes. Instalado em pneus Pirelli P-Zero Trofeo, que equipam um Audi A8, o sistema detetou com sucesso uma poça de água e transmitiu a informação para o Q8 que seguia atrás. O segundo carro recebeu a mensagem através de ligação 5G antes de chegar à poça de água. Por fim, o cyber pneu da Pirelli ainda não está pronto para utilização na via publica. Ainda assim, já vai ser utilizado na indústria dos pesados. Isto porque a tecnologia permite poupar tempo a analisar a pressão dos pneus.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados