Artigo de João Isaac
02-12-2019

Não são certamente muitos os veículos elétricos que já tenham percorrido 1 milhão de quilómetros. No entanto, o Tesla Model S de Hansjörg Gemmingen pertence a esse restrito clube. O alemão comprou o seu Model S P85 em 2014 e contava já com 30 mil quilómetros cumpridos no primeiro ano de matrícula.

Leia ainda: Elétrico Audi e-tron quattro é atualizado e ganha autonomia

Assim, em pouco mais de cinco anos, Gemmingen percorreu cerca de 970 mil quilómetros no seu Tesla, transformando-o num excelente caso de estudo relativamente às infindáveis questões de fiabilidade e manutenção, principalmente no que diz respeito à longevidade das baterias.

Os problemas com os motores elétricos das primeiras unidades produzidas afetaram este Model S, cuja produção teve início em 2012. No entanto, as substituições foram feitas ao abrigo da garantia. Aos 320 mil quilómetros recebeu o quarto motor, unidade que ainda está ao serviço deste P85, tendo já 680 mil quilómetros percorridos sob a sua responsabilidade.

Veja o vídeo:

Para além do motor, este Tesla teve também alguns problemas com o carregador interno, igualmente substituído durante a garantia. Relativamente à bateria, revelou um defeito técnico apenas aos 290 mil quilómetros. A Tesla analisou-a e emprestou a Gemmingen uma outra com a qual percorreu 150 mil quilómetros em apenas seis meses. Assim, só aos 440 mil quilómetros este muito viajado P85 recebeu a bateria definitiva, uma unidade recondicionada que ainda mantém.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

A maior parte das recargas foi feita em postos de 7,4 a 22 kW, apenas recorrendo aos Superchargers entre 10 e 20% das vezes, durante as viagens. Hansjörg Gemmingen é um assumido fã da Tesla, possuindo igualmente um Roadster. Já fez igualmente saber que quer manter o Model S e quebrar a barreira de 1 milhão de milhas, cerca de 1 milhão e 600 mil quilómetros.

Percorra a galeria e veja as fotos do Tesla Model S que atingiu 1 milhão de quilómetros.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados