Artigo de João Isaac
21-11-2019

A Seat lançou o seu primeiro automóvel em novembro de 1953. Agora, precisamente 66 anos depois, a marca espanhola apresenta a sua primeira scooter, um modelo que ficará para a história como o seu primeiro veículo de duas rodas. Elétrico, conectado, bem como projetado para uma mobilidade partilhada. A versão de produção do concept e-Scooter chega já em 2020.

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Projetado e produzido em Barcelona, a cidade da Europa com maior número de motociclos, o e-Scooter da Seat faz parte da estratégia de mobilidade urbana da marca. Mudar a forma de criar um novo veículo foi o ponto de partida essencial para começar com o design. O desenvolvimento de um motociclo requer igualmente uma nova visão, assumiram os responsáveis da marca.

Pensada para a cidade e com autonomia de 115 quilómetros

“Demos prioridade à criação de um objeto simples, icónico e prático. Não queríamos fazer algo minimalista em termos visuais, mas sim em termos da sua utilidade. Uma scooter elétrica com bateria removível para facilitar a recarga”, explica Joaquín Garcia, responsável de design exterior da Seat.

A e-Scooter utiliza materiais duráveis na sua construção como por exemplo a borracha nos para-choques, bem como outras que foram estrategicamente divididas para se poderem substituir com facilidade. O compartimento debaixo do assento permite guardar até dois capacetes. Possui igualmente duas entradas USB e um local para guardar o smartphone. Relativamente a segurança, destaca-se a iluminação que inclui piscas dinâmicos.

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A primeira scooter da Seat possui uma autonomia de 115 quilómetros e o seu motor tem 11 kW de potência, um valor equivalente ao de uma scooter com motor térmico de 125 cc. A velocidade máxima é de 100 km/h e cumpre o sprint de 0 a 50 km/h em 3,8 segundos. A Seat estima um custo de carregamento de cerca de 0,70 € por cada 100 quilómetros.

Percorra a galeria e veja as fotos da Seat e-Scooter concept.

Fotos: Seat

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