Novo airbag central quer reduzir lesões causadas em embates laterais
O novo airbag central desenvolvido pela Autoliv, pretende reduzir as lesões causadas por passageiros que colidem entre si. Este fenómeno acontece, maioritariamente, em embates laterais.
Criado pela Autoliv, empresa sueca especializada em segurança automóvel, o novo airbag central tem a tarefa de reduzir as lesões causadas numa colisão automóvel. Segundo os estudos, este equipamento de segurança permite reduzir até 80% as lesões causadas por passageiros que chocam entre si durante um acidente. No entanto, faz mais do que isso. A empresa afirma ainda que, caso o automóvel circule apenas com uma pessoa, o airbag evita outro tipo de danos. Por exemplo, previne que o condutor seja projetado contra a porta.
Leia ainda: Mais elétricos, novos modelos e Via Verde. Todas as novidades da Renault para 2020
Mais acrescentam que pode evitar o contacto com estilhaços ou componentes. Do ponto de vista da proteção, este airbag é mais importante em colisões laterais. Segundo a Autoliv, os planos ditam a instalação do sistema em 19 modelos ainda em 2020. Contudo, ainda não foi revelada a lista dos carros que o vão receber.
Junte-se ao Automundo no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
EuroNCAP “aperta” estudo deste tipo de acidentes
Desde 1 de janeiro de 2020, a EuroNCAP decidiu incluir a colisão entre ocupantes nos relatórios de segurança. Este tipo de registo acontece, na grande maioria, em embates laterais, onde o automóvel é projetado, bem como os ocupantes do mesmo. No que diz respeito a lesões, estes acidentes podem provocar danos graves no peito, pescoço e zona da cabeça.