Artigo de Guilherme André
07-02-2020

As motos superdesportivas estão cada vez mais avançadas. Neste segmento, começam a existir cada vez mais versões que chegam a números quase impensáveis. No entanto, a Ducati mostra que tudo é possível e apresentou a nova Ducati Superleggera V4. Esta é a superdesportiva de produção mais potente de sempre feita pela Borgo Panigale. Perante esta afirmação, salientamos que está limitada a apenas 500 felizardos.

Leia ainda: Triumph mostra duas novas versões especiais e já sabemos o preço

Continuando com a exclusividade, a Superleggera V4 é a única moto homologada para estrada com quadro, sub-quadro, braço oscilante e jantes em material compósito. Isto permite reduzir o peso em 6,7 kg face às restantes versões. As carenagens em fibra de carbono com a atrativa decoração em vermelho, recebem ainda os apêndices aerodinâmicos derivados da Desmosedici GP16 de MotoGP.

Ducati Superleggera V4 tem duas configurações: estrada e pista

Por baixo de toda a fibra de carbono está o ponto mais importante desta moto: o motor. O Desmosedici Stradale R de 998 cc que impulsiona a V4 debita 224 cavalos em configuração legal para estrada. Estes valores de potência são incríveis, mas convém relembrar que a moto pesa apenas 159 kg (menos 16 kg do que a Panigale V4). No entanto, a Ducati oferece ainda a possibilidade de impulsionar este valor para os 234 cv com o escape não homologado para estrada em titânio da Akrapovic. Esta segunda opção é exclusiva para pista e inclui ainda um Racing Kit fornecido com a moto. Para além disso, o peso foi também reduzido para 152,2 kg, algo que garante uma relação potência/peso de 1,54 cv/kg.

Veja também: Conheça as motos elétricas que são feitas com materiais recicláveis

Os controlos eletrónicos são, igualmente, preparados para a natureza desportiva da moto. Assim, os condutores podem contar com três Riding Modes (Race A, Race B e Sport). Existe ainda, pela primeira vez, a possibilidade de cinco Riding Modes adicionais que podem ser personalizados a gosto. Ainda ao nível mecânico recebe o sistema de suspensões da Öhlins que melhoram o amortecimento ao passar pelas irregularidades da estrada. A travagem ficou ao encargo da Brembo.

Junte-se ao Automundo no Instagram.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por automundo.pt (@automundo_pt) em

Os compradores vão ter produtos exclusivos

Por fim, os felizardos que adquirirem esta Ducati Superleggera V4 têm a oportunidade de obter coisas exclusivas. Falamos do fato de cabedal premium com air-bag e um capacete em fibra de carbono. Ambos com a mesma decoração da moto. O “pacote” inclui ainda o acesso à “SBK Experience”, algo que permite conduzir, em Mugello, a Panigale V4 R que corre no Campeonato Mundial de Superbikes. Mais se acrescenta a possibilidade de desfrutar o “MotoGP Experience”, ou seja, vão poder pilotar as Ducati que correm no MotoGP.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

As entregas começam em junho de 2020 no mercado Europeu. Segundo a Ducati, o preço para Portugal é de 105 195€. Quem tiver a possibilidade de adquirir uma Ducati Superleggera V4 vai, certamente, ter uma das melhores motos do mundo.

Percorra a galeria e conheça a nova topo de gama da casa de Borgo Panigale.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados