Quando a família começa a crescer, por vezes, é necessário pensar noutro veículo. As principais características que se procuram passam por uma bagageira maior, mais espaço no banco de trás e conforto para tornar as viagens mais tranquilas.
Para quem tem veículos desportivos, deixar ir os “bebés de quatro rodas” e trocar por algo mais “aborrecido” pode ser uma árdua tarefa. No entanto, nem sempre tem de ser assim. Com as constantes mudanças nas gamas das marcas, vão surgindo veículos que conseguem oferecer os dois lados da moeda, ou seja, espaço familiar e condução desportiva.
A lista é composta pelos vários tipos de carroçaria
Neste artigo abrangemos todos os tipos de carroçaria desde os SUV, como o Range Rover Sport PHEV de 404 cavalos, passando pelo hatchback Volkswagen Golf GTI (245 cv) ou na carrinha Audi RS4 (450 cv), terminando nos executivos como o BMW M5 (600cv). Para quem procura algo mais “ecológico” temos ainda o elétrico Tesla Model X (612 cv) ou o híbrido Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid que debita 680 cv.
Leia ainda: Este Lamborghini Urus chega aos 782 cavalos de potência
Por fim, as nossas 10 opções, das várias disponíveis no mercado, têm características familiares, contudo, potência para uma condução divertida e desportiva. De modo a conseguirmos percorrer as mais variadas marcas, escolhemos apenas um modelo por fabricante. Para além disso, a lista de carros com veia desportiva para a família não está por ordem de preferência, consiste numa simples “coleção”.
Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook
Percorra a galeria e conheça 10 carros com veia desportiva e que são para toda a família.
Siga o Automundo no Instagram
1/10
Audi RS4 - 450 cv: A linha desportiva RS da Audi tem várias opções que podiam estar neste artigo, ainda assim, escolhemos a nova RS4 Avant. Neste modelo podemos encontrar conforto e funcionalidade, exemplo disso, é a inclusão de série do ISOFIX nos bancos traseiros e no do passageiro com sistema de desativação de airbag. Ao nível tecnológico tem os mais recentes assistentes à condução da marca alemã, o que permite levar as suas crianças em segurança para todo o lado. Depois de as deixar, poderá usufruir do 2.9 V6 TFSI que debita 450 cv e 600 Nm de binário que possibilitam uma velocidade máxima limitada a 250 km/h. A potência é entregue às quatro rodas pela tração quattro.
2/10
BMW M5 - 600cv: O BMW M5 é conhecido pela dinâmica de condução, no entanto, merece estar nesta lista. Este veículo de 600 cv tem uma bagageira de 530 litros de capacidade e os bancos traseiros têm espaço suficiente para passageiros altos. Um dos equipamentos de série interessantes é a possibilidade de ajustar os assentos traseiros. Para além disso, são vários os opcionais que ajudam a melhorar a estadia dos mais novos, como por exemplo, o sistema multimédia profissional (2590€) que adiciona dois ecrãs nas traseiras dos bancos. Pode ainda incluir cortinas dos vidros laterais traseiros.
3/10
Range Rover Sport V8 SVR- 575 cv: A Range Rover tem-nos habituado a veículos onde o conforto e luxo não faltam. Para além disso há espaço suficiente para toda a gente. Este modelo é um verdadeiro estradista para quem gosta de viajar e aprecia o requinte de andar em “primeira classe”. No entanto, debaixo do capot tem um verdadeiro coração de desportivo. O V8 debita 575 cv e acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos. É certamente um SUV desportivo.
4/10
Mercedes-AMG E63 Station - 571 cv: Tal como a Audi, a Mercedes-AMG tem um grande número de alternativas que podiam estar nesta lista, aliás, era possível fazer uma apenas com modelos do fabricante alemão. Ainda assim, escolhemos a E63 Station, a “radical” carrinha com 571 cavalos. Apesar de conseguir números que envergonham alguns desportivos, o amplo espaço no habitáculo rapidamente nos relembra que estamos a entrar num carro de família. Para além disso a mala tem capacidade para 640 litros, volume suficiente para arrumar todos os brinquedos dos mais pequenos. Caso queira levar, por exemplo, uma bicicleta, pode sempre rebater os bancos.
5/10
Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid - 680 cv: Uma das alternativas híbridas desta lista é o Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid. Este executivo apresenta um grande luxo nos dois bancos traseiros (é de apenas quatro lugares). Os passageiros têm uma boa quota de espaço para pernas e, segundo a Porsche, a posição mais baixa do banco reduz a probabilidade de enjoar. Ao nível de performances, o V8 biturbo em conjunto com o motor elétrico produzem um total de 680 cv e 850 Nm de binário. De um modo geral é um bom veículo para longas viagens e não o deixa ficar mal ao nível dinâmico.
6/10
Volkswagen Golf GTI - 245 cv: Um dos carros mais “modestos” desta lista, é o Volkswagen Golf GTI. A sétima geração deste hatchback está praticamente em fim de vida, no entanto, continua a ser uma boa opção para pequenas famílias. Para além dos inúmeros assistentes de condução (alguns opcionais), uma bagageira vantajosa e cinco lugares, tem ainda motor suficiente para, por exemplo, um track day. De facto, o 2.0 TSI debita 245 cv o que permite, com o apoio da rápida e precisa DSG, acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos.
7/10
Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio - 510 cv: Para os amantes da Alfa Romeo, este é provavelmente a escolha a fazer. O 2.9 V6 biturbo debita 510 cv e produz uma “sinfonia” pelos escapes que cativa a atenção de qualquer um. Do ponto de vista familiar é talvez o menos dotado, ainda assim tem de ser tomado em consideração. Caso escolha as belas bacquets desportivas em carbono, vai retirar algum espaço para pernas aos passageiros traseiros, contudo, é o suficiente para crianças. A bagageira tem uma boca de entrada algo pequena e a volumetria é de 480 litros.
8/10
Tesla Model X P100D - 680 cv: Seguindo as tendências do mercado, não poderia faltar um elétrico nesta compilação. Decidimos escolher o Tesla Model X P100D, a versão mais potente do SUV com “asas de falcão”. Este consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,1 segundos, um valor respeitável tendo em conta que pesa quase duas toneladas e meia. No interior há espaço para toda a gente e, na configuração de cinco lugares (há a possibilidade de ter sete), a bagageira tem mais de 1000 l de volumetria sem os bancos estarem rebatidos. Para além disso tem ainda um compartimento dianteiro com praticamente 200 l.
9/10
Bentley Bentayga V8 - 549 cv: A Bentley viu nos SUV uma oportunidade de crescimento ao criar o Bentayga. Este modelo tem um imenso espaço no habitáculo e uma bagageira de 471 litros (1774 litros com os bancos rebatidos. De enaltecer o conforto excelente e a qualidade de construção. Por fim, O V8 debita 550 cv e 770 Nm de binário consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos e atinge quase velocidade máximas perto dos 300 km/h. Este é, certamente, um veículo que, apesar das dimensões, não o deixa ficar mal ao nível de performances.
10/10
Seat Leon ST Cupra R - 300 cv: terminamos a lista com a carrinha mais radical da Seat. A Leon ST Cupra R debita 300 cv de potência, o que possibilita acelerações dos 0 aos 100 km/h em menos de cinco segundos. Por outro lado, garante 587 litros de bagageira e um bom espaço na segunda fila de bancos.
Previous
Next
Siga o Automundo no Instagram