Dacia ultrapassa Tesla em Portugal e a “culpa” é do Spring
A Dacia entrou em 2023 a bater toda a concorrência no capítulo de vendas no segmento elétrico em Portugal. O responsável por isto foi o Spring.
A Dacia entrou em 2023 a bater toda a concorrência no capítulo de vendas no segmento elétrico em Portugal. O responsável por isto foi o Spring, que é o único modelo 100% elétrico da marca romena, que pertence ao grupo Renault. O crescimento da Dacia situou-se nos 121% em janeiro, para um total de 231 veículos vendidos, mais um que a Tesla, habituada a liderar este ranking no nosso País. A fechar o pódio está a Volvo, com 201, seguindo-se a BMW, com 193 e a Peugeot, com 151.
Leia ainda: Finlandeses tentam carregar Tesla Model X a pedalar
A Dacia adaptou o conceito de mobilidade elétrica à sua filosofia, de oferecer automóveis contemporâneos, que respondam a necessidades essenciais: o Spring Electric é um pequeno automóvel elétrico espaçoso, robusto e proposto a um preço verdadeiramente imbatível. O início das encomendas do Novo Dacia Spring Electric está previsto para a primavera de 2021, com uma gama e uma oferta comercial simples: bateria já incluída no preço de aquisição e dois níveis de equipamento.
Um aspeto de SUV
As linhas assertivas estão recheadas de atributos inspirados no universo dos SUV, como o alargamento das cavas das rodas, as barras de tejadilho, as proteções inferiores na dianteira e na traseira, ou a maior altura ao solo (150 mm em vazio), que transmitem uma inegável sensação de robustez. Ainda assim, o Spring Electric é um verdadeiro citadino já que, ao contrário do que as aparências sugerem, as dimensões são contidas: 3,73 metros de comprimento, 1,62 metros de largura (sem retrovisores) e 1,51 metros de altura.
Uma identidade dianteira marcante
O Spring não passa despercebido. A dianteira transmite uma personalidade forte e vincada, com os faróis dianteiros afilados em LED, cuja linha horizontal se prolonga até à grelha, um capot com nervuras proeminentes e volumosos para-choques. Detalhe distintivo dos automóveis elétricos, a grelha dianteira do Spring é fechada, com relevos em 3D, e dissimula, com elegância, a tampa que dá acesso ao ponto de recarga cuja abertura é operada a partir do habitáculo. Com uma personalidade forte, o Spring Electric assume, sem preconceitos, um desenho irreverente, reforçado por um pack colorido disponível na versão de lançamento: os retrovisores, a parte decorativa das barras de tejadilho e a moldura dos faróis de nevoeiro dianteiros são cor de laranja. Com esta decoração, a mobilidade elétrica conjuga, na perfeição, o estilo e a diversão.
Traseira dinâmica
A traseira, na sua metade superior, é inspirada na vocação urbana e familiar do Spring, com um óculo traseiro curvo, farolins arredondados e curvas suaves. Na zona inferior, os detalhes estéticos remetem para o mundo dos SUV: o parachoques traseiro conta com uma proteção não pintada e um patim em tons de cinza claro, os refletores estão embutidos em falsas saídas de ar e os guarda lamas são nervurados. Estes detalhes estéticos ajudam a tornar a traseira do Spring mais dinâmica e agressiva.