Artigo de Guilherme André
27-11-2019

A BAIC, empresa que é propriedade do Estado chinês, tem uma longa parceria com a Daimler. De facto, detém 5% da casa alemã que é dona da Mercedes-Benz, Smart e veículos comerciais pesados. No entanto, a Automotive News fez saber que a empresa chinesa está interessada em aumentar esta percentagem, muito por culpa da concorrência da, também chinesa, Geely liderada por Li Shufu. A Geely adquiriu uma fatia maior da Daimler, 9,7%, contudo, não demorou muito a comprar 50% da Smart. Com isto, os modelos Smart vão passar a ter exclusivamente motores elétricos na China.

Veja o vídeo:

BAIC já tem uma possibilidade em cima da mesa

Ora, perante este aumento de importância da Geely no seio da Daimler, os responsáveis da BAIC já confirmaram que estão interessados em incrementar a percentagem. De recordar que a BAIC é também detentora de 51% da fábrica que possui com a Daimler em Pequim. A Beijing Benz Automtive destina-se a fabricar modelos da BAIC, mas também alguns Mercedes que são comercializados na China.

Leia ainda: Segunda Circular vai ser repavimentada em 2020

Por fim, já há uma alternativa para a BAIC. A Hongkong and Shanghai Banking Corporation (HSBC) tem 5,23% das ações. A aquisição de uma parte, ou até mesmo o valor total destes títulos está a ser estudado pela empresa chinesa. Caso isso aconteça, poderá deter uma parcela superior à Geely, ou pelo menos idêntica. 

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados