Artigo de João Isaac
05-06-2019

Chama-se Uptis e promete revolucionar o conceito de pneu porque não necessita de ar. Esta abordagem inovadora na construção de um pneu faz parte de um projeto conjunto entre a Michelin e a General Motors. Foi apresentado durante o Movin’on, uma cimeira de mobilidade sustentável, no Canadá.

“O Uptis demonstra que a visão de mobilidade sustentável da Michelin é um sonho realizável. A nossa colaboração com parceiros estratégicos, como a GM, que partilham as nossas ambições de transformar a mobilidade, permite-nos olhar para o futuro já a partir hoje”, refere Florent Menegaux, presidente do grupo Michelin.

Leia ainda: 50 anos depois, BMW recria Garmisch Concept

Atualmente, o UPTIS – Unique Puncture proof tyre system está a ser testado em veículos como o Chevrolet Bolt EV. No entanto, o objetivo é colocar este conceito de pneu em veículos de produção já em 2024, depois de realizados os ensaios em situações de condução real.

Sem ar, mais segurança

Não necessitando de ar, é eliminado o risco de furo. Assim, a segurança de utilização sai beneficiada e o tempo gasto na colocação de uma roda suplente é, também, eliminado. O protótipo introduz melhorias em termos de arquitetura e dos materiais compósitos usados. Fica assim garantida a capacidade de suportar o peso e a velocidade do veículo.

Este é um avanço que permitirá poupar uma grande quantidade de material e, consequentemente, o meio ambiente. Todos os anos, devido a furos, buracos na estrada e pressão incorreta, são eliminados prematuramente cerca de 200 milhões de pneus.

Percorra a galeria e veja as fotos do pneu Uptis da Michelin.

Fotos: Michelin

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top