Artigo de Equipa Automundo
15-07-2023

De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde e da Organização Mundial das Alergias, as alergias, a asma e a poluição atmosférica afetam centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. Consciente deste problema, a Volvo está a tomar medidas para oferecer aos seus clientes uma qualidade de ar cada vez melhor dentro dos seus modelos mais recentes para assim ajudar as pessoas a respirarem um ar mais limpo.

Leia ainda: Mustang California Edition, o descapotável que quer conquistar a Europa

O Advanced Air Cleaner, parte da mais recente tecnologia de purificação do ar disponível nos novos modelos das gamas 90 e 60, foi certificado pela ALS – Allergy Standards Limited, sendo capaz de remover até 99,9% dos alergénios de pólen de ervas, árvores e ervas daninhas do ar que entra no habitáculo. O ALS é um programa de certificação independente que ajuda os consumidores a identificar produtos adequados para pessoas com asma e alergias.

Novos modelos Volvo vão ter o ar mais limpo e purificado

“Ao ajudar os nossos clientes a melhorarem a qualidade do ar dentro dos seus automóveis, ajudaremos a reduzir os efeitos adversos para a saúde associados à poluição do ar, alergénios e partículas finas. Para além dos benefícios pessoais para a saúde, os estudos demonstraram que um ar mais limpo dentro do habitáculo pode também ajudar a aumentar a concentração do condutor, o que pode ser benéfico para a segurança na condução”, refere a Dra. Maria Bernander – Occupant health effects Expert – Volvo Cars.

Veja também: Suzuki Jimny, até ao fim do mundo e mais além

Além disso, os condutores dos modelos mais recentes da Volvo poderão avaliar se devem ou não purificar o ar na cabine do seu automóvel em função da disponibilização de dados em tempo real que mostram os níveis reais de pólen exterior e de qualidade do ar central. Estes dados são fornecidos através de uma app que foi desenvolvida internamente pela Volvo Cars, fazendo desta a primeira marca automóvel a fornecer dados reais dos níveis de pólen exteriores aos seus condutores. “Ao testar e desenvolver regularmente as características de purificação do ar nos nossos automóveis, podemos aumentar a nossa vantagem competitiva oferecendo uma experiência de condução mais confortável e mais saudável.”, acrescenta Anders Löfvendahl – Cabin air quality technical expert and function owner – Volvo Cars.

Sistema Advanced Air Cleaner  foi projetado a pensar na saúde e bem-estar das pessoas

Os automóveis equipados com a mais recente tecnologia de purificação do ar da Volvo vêm também equipados com um sensor, lançado globalmente em 2020, que mede os níveis PM 2,5 dentro do habitáculo permitindo aos clientes compará-los com os níveis exteriores. Os níveis de PM 2,5 são uma medida amplamente utilizada para a qualidade do ar pois indicam a quantidade de partículas finas no ar. Globalmente, muitas áreas urbanas sofrem de níveis de PM 2,5 que excedem os níveis recomendados pela OMS, sublinhando a necessidade de minimizar o seu impacto.

Leia ainda: Taigo, o primeiro SUV Coupé da Volkswagen

Graças a um filtro à base de fibras sintéticas e à ionização no Advanced Air Cleaner da Volvo Cars, é possível manter até 95% de todas as partículas PM 2,5 fora do habitáculo nos modelos da gama 60 e 90. Além disso, o Advanced Air Cleaner pode remover não só mais de 97% dos vírus transportados pelo ar, que tentam entrar na cabina através do filtro de ar, como também até 95% dos níveis de vírus existentes no veículo. Os resultados de testes recentes realizados pelo OFI (Instituto Independente austríaco de investigação e testes) mostram que a eficiência da filtragem viral do seu filtro e ionizador tornam a tecnologia altamente eficaz contra os vírus transportados pelo ar

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados