Artigo de Guilherme André
23-12-2019

Por enquanto, a Ford já disponibiliza o Focus ST, uma versão mais “apimentada” do hatchback. No entanto, o grande desportivo do modelo é o RS, variante essa que criou vários fãs nas anteriores três gerações. Agora, o quarto encontra-se na fase final de testes e, segundo a Car Magazine, o novo Ford Focus RS vai chegar em 2021. Ou seja, deverá ser apresentado já em 2020.

Leia ainda: Polestar 2, o novo elétrico com mais de 400 cavalos entra em pré-produção

Caso este rumor se confirme, vamos assistir a uma alteração de paradigma. Isto porque os três anteriores Focus RS foram lançados no fim das respetivas gerações, enquanto este será logo numa fase inicial. Segundo a mesma fonte, o “hot hatch” vai manter a tração integral, mas com a ajuda do sistema e-Twinster, da GKN, as rodas traseiras movem-se com energia elétrica. Já o motor térmico deve continuar a ser o 2.3 Ecoboost quatro cilindros turbo. Contudo, podemos esperar uma grande novidade: será híbrido.

Veja o vídeo:

Ford Focus RS pode ultrapassar os 400 cavalos

De facto, é esperado que esteja associado a um sistema de 48V a fornecer energia elétrica às rodas dianteiras. Assim, é esperado que o novo Ford Focus RS chegue a uns expressivos 400 cavalos. Por fim, é necessário esperar pela confirmação destes dados. Porém, se houver confirmação, o RS vai posicionar-se como rival, por exemplo, do Mercedes-AMG A45 ou Audi RS3.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados