Artigo de João Isaac
11-12-2019

O T.50 é a mais recente criação de Gordon Murray, o criador do icónico McLaren F1. O seu novo superdesportivo assume-se igualmente como o sucessor espiritual do F1 e vai ser apresentado já em maio de 2020. O trabalho realizado ao nível da aerodinâmica promete ser o seu grande destaque. Neste aspeto, o T.50 recorre inclusivamente a uma ventoinha na secção traseira para melhorar o seu desempenho.

Leia ainda: McLaren 620R, o carro de corrida com 620 cavalos que pode andar na estrada

O trabalho de desenvolvimento da aerodinâmica foi realizado em parceria com a equipa Racing Point , tendo a Gordon Murray Automotive recorrido ao seu túnel de vento para aperfeiçoar a carroçaria do T.50. A ventoinha, com 40 centímetros de diâmetro, é responsável por acelerar o ar que passa pelo difusor traseiro. Recorre ainda a uma conduta vertical para evitar que detritos no asfalto danifiquem o sistema. O T.50 dispõe ainda de duas asas traseiras ativas que permitem variar a carga aerodinâmica.

O T.50 utiliza uma transmissão manual de 6 velocidades

O motor atmosférico quatro litros V12 do T.50 é produzido pela Cosworth e desenvolve 660 cavalos. Mais impressionante que a potência é o seu regime máximo de funcionamento, já que este doze cilindros consegue rodar até às 12 100 rpm. A caixa de velocidades é manual e tem seis velocidades. Dispõe ainda de um sistema mild hybrid que, no modo mais desportivo, consegue adicionar mais 50 cavalos de potência ao motor. Como se a receita não fosse já de outro mundo, graças à extensa utilização de fibra de carbono, o T.50 fica-se pelos 980 kg quando colocado na balança.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

A produção do T.50 está limitada a apenas 100 unidades, mas a Gordon Murray Automotive já fez saber que tem havido muito interesse por parte de alguns clientes, em especial dos Estados Unidos e do Japão. Isto apesar da empresa britânica pedir cerca de dois milhões de libras pelo T.50, perto de 2,4 milhões de euros.

Imagem: Gordon Murray Automotive

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados