Artigo de João Isaac
06-08-2019

Depois da introdução do motor a gasolina TCe 130 na gama Duster, a Dacia reforça o seu SUV com o novo TCe 100. Este motor estreia-se no grupo Renault com a nova geração do Clio. No entanto, passa também a estar disponível na gama do SUV mais vendido na Europa a clientes particulares. Assim, o novo três cilindros, turbo, a gasolina, com 100 cavalos passa a representar o acesso à gama Duster.

Leia ainda: Jaguar bate o seu próprio recorde em Nurburgring

Ao seu reduzido peso e dimensões compactas juntam-se argumentos como a eficiência da combustão e a ótima capacidade de resposta desde os baixos regimes. Para isso, recorre, por exemplo, a um turbocompressor de geometria variável, bem como a outras soluções como a variação de fase na admissão e a redução do atrito dos componentes móveis. Esta última foi conseguida com recurso a um revestimento especial dos cilindros.

A gasolina, mais potentes, e também Diesel

A Dacia não divulgou ainda os preços do Duster equipado com o novo motor 1.0 TCe 100. No entanto, adiantou que chega ao mercado durante o outono. Até lá, a oferta faz-se com as duas versões do motor 1.3 TCe, a gasolina. Está disponível quer com 130, quer com 150 cavalos. A oferta Diesel faz-se com o Blue dCi de 115 cavalos. No início de 2020, o motor TCe 100 passa, igualmente, a estar disponível na configuração bi-fuel, a gasolina e a GPL.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Veja o vídeo para conhecer novo motor do Dacia Duster:

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados