Artigo de João Isaac
16-01-2020

A sexta geração do Opel Corsa chega ao mercado carregada de novidades. Desde logo por ser a primeira geração a ser lançada após a integração da marca do relâmpago no grupo PSA, mas igualmente por ser o primeiro Corsa em 37 anos de história a dispor de uma inédita versão elétrica. Até à chegada desta versão livre de emissões poluentes, já no início de 2020, a oferta do utilitário alemão faz-se com as três variantes do motor 1.2 a gasolina, bem como, do lado do gasóleo, com este 1.5 Turbo D de 100 cavalos que conduzimos.

Leia ainda: Kia XCeed, um novo formato para uma gama que não para de crescer

O quatro cilindros Diesel que o Corsa herda de outros modelos do grupo francês é um dos seus maiores aliados. Para além do peso contido e da aerodinâmica referencial, ele é um dos grandes responsáveis pela pouca sede que este Corsa demonstrou ao longo dos cinco dias que passou com a redação do Automundo. Mesmo com pouco mais de duas centenas de quilómetros no odómetro, não nos foi difícil registar uma média de consumo abaixo dos 5 lt/100 km. E houve momentos em que não nos contivemos a explorar o chassis do Corsa, com alguns episódios bem menos eficientes pelo meio.

Objetivo Corsa: ser a referência do segmento

A adopção da nova plataforma CMP, estrutura que partilha, por exemplo, com o Peugeot 208, permitiu ao Corsa perder, consoante a versão/motorização, uma média de 100 quilogramas no seu peso. Esta dieta está bem patente no comportamento ágil que o utilitário alemão não consegue esconder. É um carro fácil de guiar e com o qual é igualmente fácil de nos entusiasmarmos quando a estrada se torna mais sinuosa. Relativamente a conforto, foi conseguido um interessante compromisso com a dinâmica, afinação que nem sempre é fácil de atingir num automóvel cujo peso total pouco excede uma tonelada.

Veja o vídeo:

Passando ao habitáculo, é importante mencionar, desde logo, a boa posição de condução. O grafismo do painel de instrumentos é familiar, partilhado com outros modelos da Opel, e facilmente legível. No tablier existem agora bastante menos botões – mas há rotativos para o controlo da climatização, felizmente – e ao centro o infotainment ocupa uma posição de destaque.

No que diz respeito ao espaço no banco traseiro, e considerando alguns dos seus principais rivais, o Corsa pode causar algum aperto aos passageiros de maior estatura. No entanto, é de louvar a fidelidade da Opel ao conceito de veículo utilitário, não caindo na tentação de desenvolver um automóvel maior, mais próximo do espaço oferecido por um Astra, mas igualmente menos adequando a uma utilização citadina, onde o Corsa é rei.

Veja também: Alfa Romeo Giulietta, o familiar que alia dinâmica e elegância como poucos

Os genes franceses deste mais recente Corsa em nada alteram as suas origens alemãs. São 37 anos de história e um estatuto de ícone que se mantém intacto, fruto de um bom trabalho da Opel em manter a identidade da marca, quer no que diz respeito ao design exterior, quer no desenho e soluções do habitáculo.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Para além disso, é essencial referir o tempo recorde em que esta nova geração foi desenvolvida. A gama inclui três níveis de equipamento. O Corsa Edition, de acesso à gama, o GS Line, de inspiração mais desportiva e ainda o Elegance, este que ensaiámos e que já inclui uma extensa lista de equipamento. O novo Corsa está já disponível com preços a partir de 15 510 euros.

Preço e IUC

Preço base – 1.5 Turbo D Edition: 20 310 €

Preço versão ensaiada – 1.5 Turbo D Elegance: 22 410 €

IUC: 137,26 €

Ficha técnica

Motor e transmissão

Colocação: dianteira, transversal

Cilindrada: 1499 cc, quatro cilindros em linha

Alimentação: injeção common-rail, gasóleo, turbo

Potência: 100 cavalos às 3500 rpm

Binário: 250 Nm às 1750 rpm

Caixa: manual de 6 velocidades

Consumo e performance

Consumo médio declarado: 3,4 lt/100 km

Consumo médio verificado: 4,5 lt/100 km

Aceleração 0-100 km/h: 10,2 segundos

Velocidade máxima: 188 km/h

Dimensões

Comprimento/largura/altura: 4060 mm/1765 mm/1433 mm

Capacidade da mala: 309 litros

Percorra a galeria e veja as fotos do Opel Corsa 1.5 Turbo D.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados