Estudo sugere que carros autónomos vão aumentar consumo de bebidas alcoólicas
Segundo um estudo, cerca de um terço dos adultos afirma que vai aumentar o consumo de álcool habitual, caso tenham um carro autónomo à disposição.
Os carros autónomos vão ser uma realidade no futuro. De facto, há cada vez mais fabricantes a desenvolver esta tecnologia. Mas será que isto só oferece regalias? Segundo um estudo ao encargo da Universidade de Curtin, Perth, Austrália, quando os carros autónomos chegarem ao mercado, podemos assistir a um aumento de consumo de bebidas alcoólicas. Dos 1334 inquiridos, todos com idade legal para ingerir bebidas alcoólicas, 37% referiu que provavelmente iria beber mais do que o habitual, caso tenham um carro autónomo à disposição. Para além disso, 49% referiu que estava disposto a recorrer a carros autónomos depois de consumir álcool.
Ver essa foto no Instagram
Jovens são os mais recetivos aos carros autónomos
A investigação mostrou também que são os inquiridos mais jovens que bebem com mais frequência e têm uma atitude mais positiva quanto aos carros autónomos. De mencionar que são a faixa etária que prefere usar plataformas de car sharing. O estudo concluiu que a introdução de carros autónomos pode aumentar os níveis de consumo de álcool e que, por isso, devem ser tomadas novas medidas para evitar possíveis problemas. O professor Simone Pettigrew, um dos autores do estudo deixou opinião. “Quando os veículos autónomos ficarem disponíveis, eles podem ser utilizados para facilitar consumo de álcool fora de casa e uma maior frequência de consumo em excesso”, afirmou o professor.