Artigo de Bruno Seruca
19-02-2024

Já tem data para chegar a Portugal o Renault Rafale, o SUV Coupé da marca francesa que tem como cartão de vista o facto de ser o primeiro modelo totalmente desenhado com o acompanhamento de Gilles Vidal que, no final de 2020, trocou a Peugeot pela liderança do design da Renault. Também já existem preços, mas primeiro vamos falar de alguns detalhes que merecem ser mencionados.

Leia ainda: Neste peculiar Porsche 911 Carrera S o lugar do condutor é ao centro

Olhando para a nova aposta da marca francesa é possível perceber o toque pessoal de Gilles Vidal que ganha vida nos traços retilíneos. E não se deixe enganar pela linha de tejadilho arqueada que pode passar uma imagem (errada) de falta de espaço na parte traseira da viatura. É que a Renault garante 302 milímetros de espaço para os joelhos nos bancos de trás. Bem como 880 milímetros de altura livre. E a bagageira tem uns generosos 627 litros de capacidade. No que ao interior diz respeito é possível perceber que o Rafale, que vai buscar o nome a um avião criado apenas para bater recordes, segue aquela que tem sido a aposta da marca. Ou seja, temos um ecrã horizontal que funciona como painel de instrumentos e um vertical (na zona central) que permite navegar no sistema multimédia.

Renault Rafale com motorização híbrida

O Renault Rafale irá chegar a Portugal, para já, apenas com a motorização híbrida que tem o nome de E-Tech full hybrid. A mesma de modelos como Espace e Austral. O realce vai para três cilindros de 1,2 l e turbocompressor com 131 cv com dois motores elétricos: um de 50 kW (68 cv) e outro, que faz de gerador, de 25 kW (34 cv). O que somado resulta em 200 cv de potência máxima combinada. Garante a marca francesa que o Rafale gasta 3,7 l/100 km e 105 g/km de CO2. Quanto aos equipamentos, poderá optar entre Techno, com jantes de 20”, faróis e óticas traseiras LED, ar condicionado bizona e cruise control adaptativo, ou Esprit Alpine. O segundo tem como destaque os acabamentos exteriores a preto. Bem como bancos desportivos aquecidos, volante desportivo, portão traseiro elétrico e eixo traseiro direcional (4Control advanced). Existem ainda muitos extras que têm tudo para cativar vários consumidores Como o teto panorâmico Solarbay que pode escurecer consoante a vontade do condutor e que até pode ser controlado por comandos de voz.

Preços e data de entrega

Agora, só falta mesmo falar de preços. Sendo que as encomendas já estão disponíveis e as primeiras entregas agendadas para o verão. O Renault Rafale chega a Portugal com um preço base de 45 mil euros para o Techno. Já o Esprit Alpine custa 50 mil euros. Até ao final de 2024 será comercializada a versão híbrida E-Tech 4×4, que conta com uma potência de 300 cv.

Fotos: Reprodução NetCarShow

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados