Na cidade portuguesa com mais trânsito passa-se mais de 6 dias por ano no pára-arranca
Lisboa obriga os condutores a estarem um total de 158 horas por ano no trânsito. Com este registo, é ainda a pior da Península Ibérica.
Em 2019, Lisboa foi a cidade portuguesa com mais trânsito. Para além disso, é ainda, pelo quarto ano consecutivo, a pior da Península Ibérica. Quem o diz é o estudo TomTom Traffic Index, um relatório com informações em tempo real que analisa o trânsito em 416 cidades distribuídas por 57 países.
Segundo o estudo, os condutores da capital portuguesa perdem 43 minutos por dia no trânsito, um número que dá uma média de 158 horas por ano. Mais acrescenta que o período de maior congestionamento acontece entre as 18 e as 19 horas. Deste modo, Lisboa encontra-se em 81º lugar no ranking mundial de cidades mais congestionadas.
Junte-se ao Automundo no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Porto é a segunda cidade mais congestionada da Península Ibérica
Na posição 109 surge o Porto. Os condutores da cidade invicta têm números ligeiramente melhores do que os lisboetas. Assim, são passados 39 minutos no trânsito, número esse que consiste em 154 horas anuais no trânsito. as duas grandes cidades portuguesas são as mais congestionadas da Península Ibérica. Barcelona fecha o pódio (140º lugar a nível mundial).
Leia ainda: Uber expande operações para a cidade de Évora
Por fim, a título de curiosidade, a cidade mais congestionada do mundo é Bangaluru na Índia. Durante as horas de ponta, os condutores perdem 242 horas por ano, ou seja, 10 dias e 3 horas. De acordo com o estudo, este tempo daria para ver 215 episódios da série Game of Thrones.