Artigo de Guilherme André
27-09-2019

No estado Nova Gales do Sul, Austrália, foi implementada uma nova tecnologia que pretende acabar com a utilização do telemóvel ao volante. Para tal, foram instaladas câmaras de alta resolução, com um sistema de inteligência artificial, que conseguem detetar quando o condutor está distraído com o smartphone.

Leia ainda: Chineses apostam em veículo elétrico que anda 30 dias sem carregar

O Andrew Constance, ministro das estradas da Nova Gales do Sul, mencionou que esta medida representa um forte investimento. De facto, as câmaras fixas e portáteis com esta tecnologia custaram 88 milhões de dólares. Contudo, ao contrário dos radares por controlo de velocidade, estas novas câmaras não vão ter sinalização.

Constance justifica este facto dizendo que “temos de usar o elemento de surpresa para levar as pessoas a pensar ‘bem, posso ser apanhado a qualquer momento’”.

Veja o vídeo:

Como é que as câmaras apanham os condutores ao telemóvel?

Cada unidade de controlo é composta por duas câmaras distintas. Uma destina-se a fotografar a matrícula do veículo, enquanto a segunda dedica-se às mãos do condutor. Para além disso, a inteligência artificial tem o trabalho de exclui os condutores que não estão a mexer no telemóvel.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Por fim, para quem for apanhado, a coima é de 344 dólares australianos. Segundo as leis, o condutor não pode ter o smartphone “em contacto com qualquer parte do corpo”, excetuando quando é para passar ao passageiro.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados