Artigo de Guilherme André
03-07-2019

A Opel parece estar a lidar bem com a crescente preocupação com as emissões de CO2. De facto, a marca alemã adquirida pelo grupo PSA, prepara-se para lançar a nova gama Astra com uma atualização na oferta de motores, agora, mais eficientes.

Contudo, ao contrário do grandland X, o Astra não vai receber motores feitos pela PSA. A explicação dada pelos representantes da Opel é simples. Os dois blocos três cilindros, 1.2 a gasolina e 1.5 a Diesel, já estavam planeados antes da fusão com o grupo francês.

Motor 1.2 mais eficiente

Assim sendo, no que diz respeito a gasolina, o 1.2 de três cilindros estará disponível em três diferentes potências: 110, 130 e 145 cv. Este, construído em alumínio e equipados com filtro de partículas GPF, surge apenas com caixa manual de seis velocidades.

Leia ainda: Renault Captur reinventa-se para reforçar a liderança

Segundo os dados relevados pela Opel, este novo bloco apresenta reduções nos valores de CO2 de 5%, 19% e 15%, respetivamente. Ainda em novidade, o 1.4 Turbo, desenvolvido a partir do 1.2, terá 145 cv apenas com caixa CVT de sete velocidades programadas.

Diesel 1.5 recebe nova caixa de nove velocidades

Por outro lado, o novo bloco 1.5 turbodiesel estará disponível nas versões de 105 e 122 cv. Aqui, os registos de redução de emissões são de 17 e 10%, respetivamente. Estes valores são conseguidos devido a um sistema de tratamento de gases de escape melhorado. Igualmente em estreia, a nova transmissão de conversor de binário de nove velocidades, produzida pela GM, estará apenas disponível na versão com 122 cv.

Mais tecnologia no interior

Relativamente ao recheio tecnológico, o Astra recebe nova câmaras. Assim, a dianteira tem menores dimensões mas realiza um processamento mais eficaz. Por sua vez, a traseira, capta imagens com melhor definição. O sistema de infotainment foi renovado, tornando-se mais rápido e intuitivo. O grafismo de navegação é novo apresentando agora uma aparência mais moderna.

Veja também: BMW X6 atualiza imagem e motores

Já o painel de instrumentos suportará um velocímetro digital, uma estreia no modelo Astra. Por fim, o sistema de som Bose de sete altifalantes é também novidade. A nova série Opel Astra estará disponível para encomenda em breve, com as primeiras unidades a serem entregues em novembro.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Percorra a galeria e veja as fotos do renovado Opel Astra.

Fotos: Opel

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados