Artigo de Equipa Automundo
05-11-2019

A Seat, em parceria com o grupo Sesé, deu início a um projeto inovador que recorre a drones para o envio de componentes. Assim, é possível enviar uma peça desde o centro logístico até à área de montagem em apenas 15 minutos. Com a implementação desta solução, a marca espanhola pretende melhorar a eficiência da produção ao mesmo tempo que reduz o impacto ambiental.

Leia ainda: Volkswagen inicia produção do ID.3 e acelera ofensiva elétrica

O projeto teve início com a entrega de um volante requisitado pela área de montagem. O pedido foi recebido no centro de logística e a peça foi colocada numa cápsula de carbono, com apenas 5,5 kg, fixa ao drone através de um eletroíman. Assim, a partir deste momento, o volante fica pronto para voar a partir da área de descolagem.

Segurança é prioridade para a Seat

Este projeto pioneiro realiza-se sob a supervisão da Agência Estatal de Segurança Aérea. “Neste projeto triplicámos a segurança. O mais importante era o drone ter uma grande capacidade de carga e dotá-lo igualmente de sistemas redundantes em todos os elementos. Para além dos seis motores, o drone dispõe de três baterias e três unidades de medição inercial, o cérebro do drone”, disse Toni Caballero, piloto do centro TSA.

Veja o vídeo:

O drone utilizado tem 1,7 metros de envergadura e usa hélices de 40 centímetros. O trajeto tem cerca de 1,8 quilómetros e é feito de forma autónoma, a 95 metros de altitude. A velocidade normal do voo é cerca de 40 km/h o que lhe permite chegar ao destino em apenas 4 minutos. No total, o processo demora apenas 15 minutos. Os drones são alimentados por baterias, o que pode levar a uma redução de até 1 tonelada de CO2 por ano.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

A utilização de drones nas linhas de produção da Seat pretende ir além da entrega pontual de componentes. Esta tecnologia é igualmente um dos principais pilares da estratégia smart factory da Seat que pretende acelerar o processo de produção sempre com o cliente em mente. A Seat estima que a revolução logística proporcionada pela utilização de drones reduzirá os tempos de entrega de componentes em cerca de 80%.

Percorra a galeria e veja as fotos do drone que a Seat utiliza na logística de produção.

Fotos: Seat

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados