Artigo de João Isaac
30-09-2019

A Seat apresentou a nova torre de controlo da sua fábrica de Martorell. Este novo sistema inclui um videowall dividido em diferentes telas onde constam as informações essenciais para o controlo da produção diária das linhas de fábrica. As informações como números, gráficos, mapas com itinerários e chaves, são acedidas em tempo real. Assim, é possível saber, sempre, qual a localização dos inúmeros componentes necessários para a produção de cada automóvel.

Leia ainda: Bentayga Hybrid é o primeiro passo da Bentley para a eletrificação

São necessários mais de 16 milhões de componentes para se fabricarem os 2300 automóveis que saem de Martorell diariamente. “Será a primeira vez que a Seat terá informações em tempo real sobre o fluxo de materiais, alertas de trânsito e consumo de materiais de produção. A informação que anteriormente levava horas para chegar e igualmente muitos telefonemas, agora vamos vê-la atualizada em segundos”, diz David Castilla, diretor do projeto.

Clientes podem reconfigurar os seus Seat após a encomenda

Com este pioneiro sistema de logística, um dos grandes objetivos é a redução dos prazos de entrega. “O comprador fará parte do processo de planeamento, podendo até dizer-nos que pretende o carro noutra cor antes de ser pintado ou para montar peças específicas. Este processo permitirá conhecer melhor o que os clientes querem. Assim, podemos transformar a cadeia de abastecimento e adaptá-la ao que necessitam”, comenta Enric Martí, Chefe de Logística da Seat.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

A torre de controlo foi igualmente selecionada para o Innovation Day da Seat, uma iniciativa que reconhece os projetos mais inovadores da empresa, impulsionados pelos seus colaboradores. Outro grande benefício é a redução do impacto ambiental graças às otimizadas rotas de transporte de materiais.

Foto: Seat

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados