Artigo de Guilherme André
07-11-2019

Gerhard Berger, presidente da ITR, empresa responsável pela gestão e promoção do DTM, está focado num futuro eletrificado. De facto, o ex-piloto de Fórmula 1 mostrou os planos para uma competição onde os carros são 100% elétricos. À primeira vista, pode não parecer muito inovador, mas o austríaco quer que os veículos debitem 1000 cv. Para além disso, quer paragens nas boxes, com trocas de baterias (ou hidrogénio) e pneus… realizadas por robots.

Leia ainda: Ford Bronco R está pronto para atacar a Baja 1000

A ideia pode parecer saída de um filme de ficção científica, mas Gerhard parece querer apostar neste projeto. Quando questionado sobre a possibilidade de tornar este estudo em realidade, o austríaco afirmou que depende de vários fatores. Começou por salientar a viabilidade técnica do projeto. De facto, é necessário envolver novos especialistas de várias áreas, como por exemplo, construtores de baterias ou robots, para conseguir tornar os pit stops. Para além disso, “o financiamento do desenvolvimento tem um grande peso” terminou Berger.

Veja o vídeo:

Gerhard Berger quer corridas mais emocionantes recorrendo a carros mais potentes

No entanto, o grande objetivo para o presidente da ITR é tornar as corridas mais emocionantes e isso só é possível, segundo Berger, com máquinas mais potentes. Para tal, recorre a veículos com 1000 cv e com velocidades máximas de 300 km/h, algo que não se verifica na Fórmula E.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

“Corridas para mim são 1000 cavalos de potência, corridas para mim são carros como um cavalos selvagem para mostrar quem é o piloto que pode lidar com isso”, destacou o austríaco. “Na Fórmula E é tudo muito lento. Está ao nível da Fórmula 3. Não é para o que o fã de automobilismo gosta de ver”, disse o chefe da DTM.

Veja também: Rui Gonçalves é o novo piloto da equipa oficial da Sherco para atacar o Dakar

Por fim, parece uma ideia com algum fundamento, mas com muitas pontas soltas. Resta saber se a ITR consegue os apoios necessários para conseguir pôr o projeto em prática, tanto de fabricantes automóvel como de todos os mecanismos necessários para pôr as ideias em prática.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top