Artigo de Equipa Automundo
09-06-2023

O Classic Defender Works V8 Islay Edition é inspirado no Land Rover Série IIa que pertenceu e foi utilizado por Spencer Wilks, que integra agora a colecção Land Rover Classic, e na ilha das Hébridas onde costumava passar o Verão. A Laggan Estate de Wilks, em Islay, foi o cenário dos primeiros testes de protótipos e, em 1947, enquanto conduzia o seu Rover modificado no terreno acidentado, o guarda de caça da propriedade comentou que o que ele precisava era de um “Land Rover”, e assim nasceu o nome da marca. O modelo Islay Edition, que se baseia nas mesmas especificações técnicas do Classic Defender Works V8, incorpora um motor de 5,0 litros V8 a gasolina de 405 CV acoplado a uma caixa automática ZF de oito velocidades.

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Foram ambos integralmente restaurados, redesenhados e atualizados utilizando veículos base de 2012-2016. Cada veículo foi cuidadosamente criado e montado à mão para disponibilizar uma proposta exclusiva do fabricante original a clientes exigentes que procuram um Defender clássico de coleção completamente redesenhado para uma experiência verdadeiramente luxuosa. Serão lançadas apenas 30 unidades do Works V8 Islay Edition, todas Station Wagon, das quais 17 serão a versão 90 com distância entre eixos curta e 13 serão a versão 110 de sete lugares.

Land Rover Classic apresenta modelo exclusivo

O Classic Defender Works V8 Islay Edition combina um acabamento em Heritage Grey, com base na cor Mid Grey do veículo original de Wilks, com um tejadilho contrastante e jantes heavy-duty em aço na cor Limestone. As abas dos guarda-lamas incorporam também um acabamento em Heritage Grey para proporcionar um design exterior ainda mais sofisticado. Os logótipos e emblemas tradicionais da Land Rover incorporam um acabamento na cor da carroçaria e é incluída uma grelha de estilo clássico, anteriormente incorporada no Defender Heritage Limited Edition, fim de série.

As palas traseiras incorporam também os logótipos tradicionais Heritage. O Works V8 Islay Edition inclui um detalhe exclusivo, um gráfico lateral onde se lê “GXC 639C”, a matrícula do Série Iia de Wilks, e presta uma homenagem subtil ao veículo que inspirou esta versão do expoente máximo do Defender clássico. Da mesma forma que em edições anteriores do Defender Works V8, o modelo Islay Edition apresenta melhorias inovadoras, tais como faróis em LED para visibilidade superior. Nas melhorias técnicas incluem-se melhorias abrangentes não visíveis no exterior, tais como sistemas de suspensão e travagem melhorados para uma performance e dinâmica excecionais em estrada.

Interior autêntico

O interior do Classic Defender Works V8 Islay Edition Clássico apresenta a ligação do veículo à ilha de Islay e às origens da Land Rover (incluindo o nascimento do nome Land Rover) através de elementos cuidadosamente selecionados e de uma extraordinária atenção aos detalhes. Os bancos, acabamentos laterais, portas, forro do tejadilho e o painel de instrumentos do Defender Premium são revestidos com o requintado couro Windsor em Ebony da Land Rover. Os contornos da consola central e do sistema de informação e entretenimento Classic apresentam detalhes na cor da carroçaria e, este último, incorpora funcionalidades inovadoras como a navegação por satélite, rádio digital DAB e Bluetooth num ecrã e tablier originais. A moldura do seletor da caixa ZF de oito velocidades apresenta a mesma cor da carroçaria, Heritage Grey.

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Junto ao seletor de velocidades encontra-se uma placa que conta a história do nascimento do nome Land Rover. Reza a história que, enquanto Wilks testava o Rover modificado que se viria a tornar no Série I na Laggan Estate, em Islay, o guarda de caça da propriedade, Ian Duncan, comentou que o que ele precisava era de um “Land” Rover. Além disso, o logótipo do legado Land Rover encontra-se gravado em relevo no volante e nos apoios de cabeça dos bancos. Embora seja pouco habitual nos Classic Defender, o piso encontra-se revestido a alcatifa para um toque adicional de luxo. Todo o interior do veículo apresenta pormenores cuidadosamente incorporados que evocam a relação do modelo com a ilha de Islay. As zonas dos ombros dos bancos, secções nos painéis das portas, a tampa da caixa central e os detalhes ocultos sob as palas para o sol apresentam todos um acabamento em tweed táctil cuidadosamente selecionado, que é produzido na Islay Woollen Mill para proporcionar uma ligação única ao local e à sua importância na história do Defender.

Especificações técnicas

O Classic Defender Works V8 Islay Edition utiliza a mesma configuração base que o Classic Defender Works V8. Cada veículo é uma versão meticulosamente restaurada e reconstruída do Defender clássico, obtido por especialistas em Land Rover Classic. Os veículos base foram produzidos entre 2012 e 2016, e a Land Rover Classic instalou um motor V8 de 5,0 litros naturalmente aspirado com uma caixa automática ZF de oito velocidades. Desenvolve 405 CV e 515 Nm de binário para uma performance excecional.

O Islay Edition, da mesma forma que o Works V8, acelera de 0 a 96 km/h (62 mph) em 5,6 segundos, enquanto a sua velocidade máxima é de 171 km/h. Todos os modelos foram meticulosamente selecionados e reformulados. O kit de atualização da suspensão do Defender inclui uma suspensão com calibração exclusiva que maximiza o conforto e a dinâmica em estrada, com molas helicoidais e amortecedores revistos. Inclui o kit de melhoria de comportamento, que incorpora pastilhas de travão, pinças e discos melhorados para manter intacta a potência de travagem do Works V8. O Defender Islay Edition encontra-se disponível desde 230 mil libras (versão 90) e 245 mil libras (versão 110).

Percorra a galeria e veja mais imagens do modelo da Land Rover Classic.

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