Artigo de Equipa Automundo
27-11-2023

A Volvo Cars acaba de apresentar o novo EM90, o seu primeiro MPV 100% elétrico. Num mundo cada vez mais rápido, cheio de exigências e de obrigações, é por vezes difícil encontrar tempo e espaço para a própria vida. Com o novo Volvo EM90, a Volvo cria um novo espaço para viver, um carro a que podemos chamar “lar”. O novo EM90 eleva a um novo nível, a experiência premium associada aos automóveis da Volvo onde encontramos um design escandinavo icónico, 96 anos de herança em termos de segurança, um nível máximo de conforto e tecnologia de ponta.

Uma experiência no interior

No interior, o EM90 foi concebido para ser uma sala de estar em movimento. Proporciona o máximo conforto para aproveitar o tempo passado no automóvel, graças aos detalhes de design escandinavos que oferecem uma experiência verdadeiramente premium. O conforto adicional é proporcionado por tecnologia de isolamento sonoro avançada, enquanto a suspensão pneumática de câmara dupla e os pneus silenciosos suavizam ainda mais a experiência de condução para todos os que viajam a bordo do EM90. Todas estas características trabalham em conjunto para minimizar o ruído da estrada, o que significa que se poderá desfrutar plenamente da ótima qualidade de som de um total de 21 colunas Bowers & Wilkins incorporadas numa “sala de concertos privada” em movimento.

Leia ainda: Tesla Cybertruck e mais 12 carros que surpreenderam pelo design

Com os níveis de tecnologia fornecidos pelas plataformas de cockpit Snapdragon da Qualcomm Technologies e conetividade 5G quando disponível, o EM90 oferece uma experiência digital excecional. O assistente de voz facilita a ligação com o automóvel de uma forma interativa e divertida. É visualizado num avatar Volvo renovado, inspirado na bela natureza escandinava, no interior do ecrã de infoentretenimento de 15,4 polegadas para o condutor.

Novo EM90 é o primeiro MPV 100% elétrico da Volvo

O ecrã adicional de alta-definição de 15,6 polegadas, montado no tejadilho, é rebatível sempre que se pretende entretenimento para a família ou para uma reunião de negócios em vídeo, mesmo com uma câmara, quando necessário. O ecrã também suporta a projeção de ecrã móvel e uma grande variedade de apps. O ecrã montado no tejadilho faz parte de um conjunto multifuncional de ecrãs e superfícies inteligentes que permitem uma versatilidade no interior sem precedentes.

Com um simples toque num interruptor ou com um comando para o assistente de voz, é possível transformar facilmente o interior do EM90 num teatro, numa sala de reuniões ou num quarto para os bancos traseiros. Os ecrãs, os bancos, as janelas, o ar condicionado e a iluminação serão todos ajustados em conformidade. Tal como acontece com todos os novos automóveis Volvo, o EM90 irá evoluir ao longo do tempo, graças às atualizações de software over-the-air. Destaque ainda para a chave digital e para as funções remotas disponíveis através da app Volvo Cars que permitem um acesso fácil e um controlo do automóvel.

Um exterior confiante e uma grelha iluminada

Com o EM90, a Volvo pretende criar uma nova referência no segmento dos MPV. O primeiro contacto com o EM90 é feito através do design exterior com destaque para a frente que tem os icónicos faróis no formato Martelo de Thor capazes de proporcionar uma aparência grandiosa – o rosto orgulhoso e confiante de um automóvel Volvo. A frente é completada por um logótipo iluminado que surge pela primeira vez num automóvel Volvo. Inspirado nos arranha-céus e na arte imersiva, o design dianteiro realça a elevada tecnologia e precisão artesanal. Os emblemáticos faróis traseiros verticais Volvo também evoluíram. Alusivos à linha do horizonte das cidades modernas, os faróis traseiros estendem-se tanto para cima como para baixo, com a faixa metálica a representar a linha do horizonte central. O EM90 está disponível em quatro cores exteriores, com tons quentes inspirados na interação entre a natureza e a luz.

Gama competitiva e carregamento bidirecional

O EM90 proporciona até 738 kms de autonomia (ciclo CLTC). O automóvel vem com uma bateria de 116 kWh e permite carregar de 10 a 80% em menos de 30 minutos. Alimentado por um motor elétrico com 200 kW de potência, o EM90 pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 8,3 segundos. À semelhança do EX90, o Volvo EM90 está equipado com todo o hardware necessário para permitir o carregamento bidirecional. Esta caraterística permite-lhe utilizar a bateria do EM90 como um banco de potência capaz de carregar automóveis e outros aparelhos elétricos.

Leia ainda: Mazda MX-5 RF, o carro de fim de semana perfeito para o dia a dia

O EM90 está equipado com jantes aerodinâmicas de 19 ou 20 polegadas, nas quais a arte da engenharia se alia à eficiência aerodinâmica para ajudar a otimizar ainda mais a autonomia da condução. Ao nível da segurança, o EM90 está equipado com a tecnologia Volvo concebida para ajudar a proteger todos os que se encontram dentro e em redor do automóvel. No EM90, o vasto conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor é possibilitado por níveis de computação avançada e por um conjunto de sensores abrangentes com câmaras de alta-definição, câmaras de visão surround, um radar de ondas milimétricas e radares ultrassónicos. O Volvo EM90 está inicialmente disponível na China estando já abertas as pré-encomendas.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados