Artigo de Guilherme André
27-12-2019

A Rivian apresentou um vídeo a mostrar a pick-up elétrica R1T a realizar uma manobra só vista nos tanques. A carrinha consegue realizar círculos perfeitos sem sair do mesmo lugar, algo que pode conferir no vídeo em baixo. A empresa disse ainda que, para além da pick-up, também o SUV R1S vai conseguir realizar esta tarefa.

Leia ainda: Versão compacta do Ford Mustang Mach-E pode vir a receber tecnologia Volkswagen

Esta manobra só é possível porque o veículo está equipado com quatro motores elétricos. Assim, é capaz de controlar, de forma independente, o binário de cada roda. Ou seja, é possível aplicar a potência em direções opostas em cada lado do veículo. Para além disso, a tecnologia da pick-up consegue perceber quanta fricção está a ser produzida pelos pneus e, de seguida, ajuda a realizar uma “rotação controlada”.

Veja o vídeo:

A variante denominada Quad Motor Tank Turn, vai estar disponível nas duas carroçarias. A empresa espera começar as vendas no fim de 2020, enquanto a produção está prevista para 2021. Aquela que é considerada uma das principais rivais da Tesla Cybertruck é também uma das mais esperadas no mundo dos veículos elétricos.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Por fim, o CEO da Rivian, RJ Scaringe está confiante no produto que criou. “Na estrada, os veículos [pick-up e SUV] são surpreendentes, excedendo o que se costuma ver num SUV de performance. Fora de estrada, são realmente bons”, afirmou em declarações ao Business Insider. De recordar que a Rivian já conta com investimento de gigantes mundiais como a Amazon, Ford ou Cox Automotive.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados