Artigo de João Isaac
01-10-2019

A Renault prepara-se para lançar no mercado a terceira geração do Zoe, o seu citadino elétrico. Sete anos depois do seu lançamento original e de se ter assumido como o ponta de lança da ofensiva elétrica da marca do losango, o Zoe tornou-se igualmente o citadino elétrico mais vendido da Europa.

Leia ainda: Condução autónoma chega aos camiões de carga

No exterior, a Renault aplicou uma evolução natural das linhas da carroçaria. A atualização foi subtil – rapidamente o identificamos como um Zoe – mas aproximou-o da mais recente linguagem de design da marca. Porém, quer o desenho das luzes diurnas, quer a maior presença de grelhas no para-choques dianteiro aproximam-no dos restantes modelos com motor térmico, não sendo tão imediata a associação ao modelo elétrico da marca.

No habitáculo, tal como nos novos Clio e Captur, a marca gaulesa levou a cabo uma autêntica revolução. O tablier e painel de instrumentos são integralmente novos e a oferta de elementos de assistência à condução foi também melhorada. A iluminação, por exemplo, passa a contar com tecnologia LED logo a partir do primeiro nível de equipamento.

Mais potência e maior autonomia

O novo Zoe chega com uma nova bateria de 52 kWh que eleva a sua autonomia (WLTP) até um máximo de 395 quilómetros. Está igualmente disponível uma nova motorização de 100 kW. Para além disso, introduz ainda a possibilidade de carregamento em corrente contínua.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Com mais de 160 mil matrículas até ao final de agosto de 2019, o Zoe assume-se como o elétrico mais representado nas estradas europeias. Em 2018, na Europa, um em cada cinco veículos elétricos vendidos foi um Zoe. Esta é a importância que o modelo tem para a Renault, que aposta nesta terceira geração para continuar a história de sucesso que começou em 2012 quando o apresentou no Salão de Paris. O novo Zoe chega a Portugal no final de 2019.

Percorra a galeria e veja as fotos do novo Renault Zoe.

Fotos: Renault

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados