Artigo de Bruno Seruca
21-08-2019

Já imaginou um carro que analisa o seu estado de espírito enquanto está ao volante? Acredite que não estamos a falar de algo apenas disponível num qualquer filme futurista. Este é o objetivo da Jaguar Land Rover. Que já deu início a um processo que envolve uma nova tecnologia de inteligência artificial para perceber o estado de espírito do condutor durante a condução. E assim adaptar as configurações do carro para melhorar o bem-estar do motorista.

Leia ainda: Tesla e outros elétricos banidos das provas de arranque cronometrado

Esta tecnologia irá envolver uma câmara que está virada para o condutor. Recorrendo ao sensoriamento biométrico para analisar detalhadamente o humor da pessoa que está ao volante. Consoante o resultado desta análise, são ajustadas diversas caraterísticas da cabine. Que vão da iluminação ambiente ao ar condicionado, passando ainda pela ventilação e música.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Todas as alterações são uma resposta às expressões faciais do condutor, de modo a combater o stress. Até porque existem estudos que revelam que mais de 70% das pessoas sentem-se stressadas e /ou sobrecarregadas diariamente. Por exemplo, se a leitura revelar que o condutor está stressado, as luzes podem passar a ter uma cor mais calma. Em caso de cansaço, podem começar a tocar as músicas preferidas da pessoa. Se começar a bocejar, a temperatura poderá ficar mais baixa.

Também para os passageiros de trás

A Jaguar Land Rover está ainda a testar uma tecnologia semelhante mas adaptada aos passageiros que viajam no banco de trás. Sendo que aqui acontece o oposto. Caso as câmaras, colocadas nos encostos de cabeça dianteiros, detetem cansaço, a tecnologia irá diminuir a intensidade das luzes, escurecer as janelas e subir a temperatura. Tudo para que o passageiro durma de forma mais confortável.

Fotos: DR

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados