Artigo de Equipa Automundo
15-01-2021

O Grupo Renault apresentou o novo plano estratégico da marca para os próximos tempos e aposta passa, obviamente, pela eletrificação. A marca europeia quer ser líder do segmento em 2025 e, para isso, vai lançar 14 novos modelos, sete 100% elétricos e outros sete que pertencerão aos segmentos C e D. Foi ainda apresentado o novo Renault 5 Prototype. Lendário utilitário da marca gaulesa, a nova versão do mítico Renault 5 vai voltar ao asfalto em versão totalmente elétrica.

Veja também: Alfa Romeo Giulietta, o familiar que alia dinâmica e elegância como poucos

“Na Renault, acolhemos todas as evoluções do setor para criarmos a nossa própria ‘Nouvelle Vague’. Trata-se de fazer entrar a indústria automóvel na modernidade. Seremos uma marca com energia, reforçando a nossa liderança no mercado dos Veículos Elétricos com o Projeto Electro Pole, e investindo no hidrogénio, com o objetivo de termos o mix mais “verde” da Europa, em 2025. O Novo R5 incarna a “Nouvelle Vague”. Está fortemente ligado à nossa história e simboliza o nosso futuro. Tornando os automóveis elétricos populares e acessíveis a todos”, sublinhou Luca de Meo, responsável da marca.  “O design do Renault 5 Prototype baseia-se no R5. Modelo de culto de nossa herança automóvel”, explicou a marca. “Este protótipo simplesmente incorpora a modernidade eléctrica de um carro que foi relevante para a sua época, mas agora urbano, eléctrico e atraente”.

Mítico Renault 5 vai regressar em versão elétrica e com linhas futuristas

Renault 5, o utilitário que inovou pelo design e ficou pela fiabilidade

O Renault 5 surgiu em 1972 como um automóvel para todas as ocasiões. Capaz de responder a todo o tipo de necessidades. Foi por essa razão que em 1967, Pierre Dreyfus, responsável máximo da Renault entre 1955 e 1975, pediu aos seus engenheiros que dessem início ao projeto de um novo automóvel citadino, mas com uma abordagem muito abrangente.

Não perca: Mazda MX-5 RF, o carro de fim de semana perfeito para o dia a dia

Assim, o novo automóvel da marca do losango deveria ser indicado para as deslocações diárias entre casa e trabalho, para as férias e para o fim de semana, para a cidade e para o campo, apto para quaisquer condições. Lançado cinco anos mais tarde, o Renault 5 não só correspondeu às expectativas, como ainda se destacou pelo seu design inovador e sentido prático fora do comum naquela época. Continue a ler o artigo sobre o Renault 5 original aqui.

Percorra a galeria e veja mais fotos do novo Renault 5.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados